NASA libera download de pôsteres gratuitos do Sistema Solar

Para quem gosta de astronomia e de apreciar a beleza do céu noturno, a NASA lançou uma coleção totalmente gratuita de pôsteres do sistema solar.

A Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço (NASA) liberou vários pôsteres do Sistema Solar, que podem ser baixados gratuitamente em diversos formatos. Esta é uma série de fotografias que foram capturadas com a ajuda do Telescópio Espacial Hubble e do Telescópio James Webb.

continua depois da publicidade

Graças a isso, a NASA conseguiu desenvolver uma série de cartazes que mostram o universo de diferentes pontos do espaço. As imagens são capturadas em altíssima qualidade, permitindo a percepção de detalhes inéditos.

Quais imagens podem ser acessadas?

Primeiramente, podemos explorar todo o Sistema Solar junto com cada um de seus planetas, suas luas, asteroides, satélites e até coisas que estão além. Assim, podemos admirar os tons dourados e azuis de Mercúrio ou observar o terreno árido de Vênus.

Leia também

Além disso, há um pôster incrível da Terra, registrado do ponto de vista de um satélite que orbita a Lua. Quanto a Marte, há um mosaico do hemisfério Valles Marineris, criado a partir de imagens dos orbitadores Viking da NASA. Ele é projetado em perspectiva pontual, proporcionando uma visão semelhante à que poderíamos ter de uma nave espacial.

continua depois da publicidade

Júpiter tem apenas uma representação disponível. No entanto, foram capturadas imagens de Saturno que destacam a curiosa geometria presente no Universo. A tonalidade azul de Netuno é algo que também podemos destacar, além das montanhas e planícies de Plutão.

Já se você procura uma imagem que estimule sua imaginação, há uma versão com um conceito artístico que ilustra a estrutura espiral de nossa galáxia, a Via Láctea. Ao lado, você descobrirá os "Pilares da Criação" da Nebulosa da Águia, uma imagem feita pelo Telescópio Espacial Hubble.

continua depois da publicidade

Você já tinha visto as luas de Júpiter? Na coleção da NASA, é possível admirar os contornos castanhos e alaranjados de Europa, assim como as tonalidades verde-azeitona com toques dourados de Io. Na imagem de Ganímedes, uma superfície rugosa é evidente, enquanto Calisto parece ter sido decorada com pequenas luzes.

Explorando as opções de download, você também encontrará pôsteres da nossa lua, bem como de asteroides e cometas. Por fim, também encontramos Ceres, o maior objeto no cinturão de asteroides entre Marte e Júpiter. Esse planeta anão tem 940 quilômetros de diâmetro e compreende 35% da massa total do cinturão.

Como fazer download dos pôsteres gratuitos da NASA?

Os 22 pôsteres estão disponíveis para serem baixados no site da agência espacial. Além de conferir as imagens dos planetas, você pode fazer o download de cards colecionáveis que retratam os corpos celestes. A vantagem é que os materiais estão organizados de maneira que torna a navegação fácil.

continua depois da publicidade

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade