Quando o novo salário mínimo entra em vigor? Veja valor previsto

O salário mínimo é considerado como referência para o seguro-desemprego e diversos programas sociais, além de aposentadorias e pensões do INSS.

A partir do ano que vem, o salário mínimo será definido a partir de uma nova política de valorização. A iniciativa já foi sancionada pelo governo federal, com o objetivo de garantir o aumento real com o passar do tempo. Por isso, critérios de ajustes serão adotados em 2024.

continua depois da publicidade

O piso nacional será corrigido com base nos percentuais atualizados do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) e do PIB (Produto Interno Bruto), tendo em vista algumas regras específicas. Inclusive, o governo fez cálculos prévios e já divulgou o novo valor estimado.

Em nossa matéria, você confere mais detalhes a respeito do assunto. Lembrando que o salário mínimo é considerado como referência para o seguro-desemprego e diversos programas sociais, além de aposentadorias e pensões do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social).

Por exemplo: é necessário ter renda per capita de 1/4 do salário mínimo vigente para se tornar elegível ao BPC (Benefício de Prestação Continuada), além de ser pessoa com deficiência de qualquer faixa etária ou idoso com 65 anos ou mais.

continua depois da publicidade
Leia também

O piso dos benefícios do INSS e do seguro-desemprego, inclusive, equivale ao salário mínimo vigente. Ah, e aproveite a visita em nosso site para conferir outros conteúdos que já publicamos. Além de economia, cobrimos pautas sobre educação e o universo dos concursos públicos.

Como será feita a correção do salário mínimo em 2024?

De acordo com informações divulgadas pelo governo federal, o aumento do salário mínimo será feito a partir do cálculo de alguns índices econômicos. São eles:

continua depois da publicidade
  • INPC (Índice de Preços ao Consumidor) dos últimos 12 meses, considerando até novembro do ano anterior, ou seja, 2023;
  • PIB (Produto Interno Bruto) do segundo ano anterior ao de referência, ou seja, 2022.

Caso o PIB não apresenta percentual positivo, o ajuste do piso será feito apenas com base no INPC.

Qual é o valor previsto para o novo piso nacional?

Considerando os novos cálculos a partir da sistemática de valorização, o governo federal descreveu uma estimativa do valor em seu projeto orçamentário para o ano que vem. A ideia, com a previsão, é de apenas reservar recursos e definir diretrizes que devem valer em 2024.

Ou seja, o valor ainda não é o oficial. Até porque será necessário avaliar os índices atualizados, que descrevemos anteriormente. De qualquer maneira, a previsão mais recente ressalta que o salário mínimo de 2024 poderá ser de R$ 1.421.

continua depois da publicidade

Existe a possibilidade da quantia ser ainda maior, conforme anunciou o governo federal. "A política entra em vigor a partir de 2024, quando o salário mínimo tem potencial de chegar a R$ 1.461", complementou em seu site oficial.

E quando o novo valor entrará em vigência no Brasil?

Ainda não existem informações oficiais sobre o assunto, mas é possível que o aumento no salário mínimo passe a valer a partir de janeiro de 2024. Tudo depende do avanço na aprovação do projeto orçamentário, bem como debates internos entre governo e Congresso Nacional.

Novos detalhes devem ser anunciados em breve pelo próprio governo.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade