A CIN, também conhecida como novo RG, já está sendo emitida em 11 estados brasileiros. Com a versão atualizada do documento, a ideia é de evitar fraudes ao usar apenas os dígitos do CPF como referência e, ao mesmo tempo, facilitar a vida dos cidadãos nas unidades federativas.
Até porque, antes, uma única pessoa conseguia emitir 27 RGs diferentes – um para cada estado. Além deste objetivo, o governo também implementou uma série de medidas de segurança, como a inclusão do QR Code e o código de padrão internacional, chamado de MRZ.
Em nossa matéria, você confere todas as regras relacionadas ao novo RG, além dos estados que já permitem a emissão do documento. Aproveite a visita em nosso site e não se esqueça de conferir outros conteúdos que já publicamos por aqui.
Temos de tudo um pouco para que sua preparação em concursos públicos seja 100% completa. Além de dicas de estudo, divulgamos os concursos públicos abertos e novidades sobre vagas de emprego. Também temos uma seção excluisiva com simulados gratuitos.
O que muda com o novo RG?
De acordo com o governo federal, o processo de implementação será feito de maneira gradual. Isso quer dizer que o documento antigo não deixará de valer logo de imediato. Ele ainda terá validade até 28 de fevereiro de 2032, caindo em desuso com o passar do tempo.
Vale ressaltar, inclusive, que todos os estados devem se readequar e garantir a emissão do novo RG até o dia 6 de dezembro de 2023, já que o prazo foi prorrogado pelo governo federal. A primeira via feita em papel é gratuita, mas taxas podem ser cobradas na segunda emissão.
Já a versão de plástico do documento geralmente é paga nas unidades federativas, independentemente se for primeira ou segunda via. Dentre as mudanças previstas no documento, podemos citar:
- Inclusão de QR Code para melhorar as estratégias de segurança e autenticidade;
- Código de padrão internacional (MRZ) também estará presente no novo RG;
- CPF como único número identificador no documento – para evitar fraudes e facilitar processo de identificação;
- Além disso, não haverá campo de sexo e nem distinção entre nome social e o próprio registro civil.
Quais estados já emitem a versão atualizada do documento?
Ao todo, 11 unidades federativas já contam com o serviço de emissão do novo RG. São elas:
- Acre;
- Alagoas;
- Amazonas;
- Goiás;
- Mato Grosso;
- Minas Gerais;
- Pernambuco;
- Piauí;
- Rio de Janeiro;
- Rio Grande do Sul;
- Santa Catarina.
Para isso, é necessário comparecer à Secretaria de Segurança Pública do estado e solicitar o serviço. Os interessados devem levar certidão de nascimento ou casamento em qualquer formato (tanto online quanto físico).