É servidor municipal ou estadual? Este projeto pode te favorecer

Proposta aprovada em comissão da Câmara pretende reaver benefícios congelados de servidores municipais e estaduais. Confira mais detalhes.

Projeto legislativo em tramitação da Câmara dos Deputados pretende favorecer servidores municipais e estaduais a partir de pagamentos retroativos de benefícios congelados entre 28 de maio de 2020 e 31 de dezembro de 2021, levando em conta a Lei Complementar 173/20.

continua depois da publicidade

Conforme a Agência Câmara de Notícias, a concessão dos valores dependerá de algumas condicionalidades, como norma autorizativa do ente e disponibilidade orçamentária. A proposta foi aprovada na última sexta, 10/11, na Comissão de Finanças e Tributação da Casa Legislativa.

Todo o teor do texto ainda passará por análises na Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania (CCJC) antes de ser levado à votação no Plenário da Câmara dos Deputados. Em caso de aval positivo, o projeto de lei seguirá para deliberações no Senado Federal.

Leia também

O que isso quer dizer na prática? A proposta somente será encaminhada para sanção ou veto presidencial após ser aprovada por ambas as Casas Legislativas. Ou seja, as medidas ainda não estão valendo no território nacional. Em nossa matéria, você confere mais detalhes.

continua depois da publicidade

Aproveite a visita e não se esqueça de conferir outros conteúdos que publicamos em nosso site, como notícias e artigos. Temos de tudo um pouco para que você sempre se mantenha atualizado quando o assunto é economia, tecnologia, ciência e educação.

Inclusive, você sabia que temos uma seção exclusiva de simulados gratuitos para os concurseiros de plantão? Isso mesmo. São milhares de questões cadastradas em nosso banco de dados e que caíram em provas anteriores de certames. Comece sua preparação agora mesmo.

 Projeto quer reaver benefícios congelados de servidores

Conforme os dispositivos descritos no projeto de lei, o objetivo central é conceder anuênios, quinquênios e licenças-prêmio que estavam congelados entre 28 de maio de 2020 e 31 de dezembro de 2021.

continua depois da publicidade

O projeto original, criado pela ex-deputada e atual senadora Professora Dorinha Seabra (União-TO), não previa o pagamento retroativo para trabalhadores da educação.

Mas, em análise anterior, a Comissão de Administração e Serviço Público estendeu a proposta para todos os servidores municipais e estaduais.

O PL aprovado no dia 10/11 é um substitutivo do deputado Guilherme Boulos (Psol-SP), considerando o Projeto de Lei Complementar 143/20. Como já passou pela Comissão de Finanças e Tributação, agora seguirá para a Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania.

Em seguida, a medida será levada ao plenário da Câmara dos Deputados para, depois, ser debatida no Senado Federal. Vale frisar que o substitutivo também garante a contagem do período aquisitivo para a concessão dos benefícios (anuênios, quinquênios e similares).

continua depois da publicidade

Isso valerá somente a partir de lei própria, desde que conste disponibilidade orçamentária, conforme informações da Agência Câmara de Notícias.

Leia também

Concursos em sua
cidade