Estudo alerta para risco ‘dramático’ devido ao derretimento de gelo da Groenlândia

As geleiras da Groenlândia perderam um significativo volume nas últimas décadas, o que pode ser preocupante segundo um estudo publicado recentemente.

Um estudo publicado na revista científica Nature Communications revelou que as plataformas de gelo flutuantes do norte da Groenlândia perderam um terço do seu volume nas últimas quatro décadas. Isto representa um risco “dramático” para a subida do nível do mar.

continua depois da publicidade

Estas plataformas, que desempenham um papel crítico na regulação do fluxo de gelo para o oceano, poderão ruir completamente se o aquecimento global alimentado pela utilização de combustíveis fósseis continuar. Segundo a pesquisa, elas perderam mais de 35% do seu volume total desde 1978.

Qual a função da camada de gelo da Groenlândia?

Os pesquisadores usaram milhares de imagens de satélite combinadas com medições de campo e modelos climáticos para reconstruir a natureza dessas extensões flutuantes de geleiras.

Leia também

Eles alertam que o derretimento das plataformas de gelo em si não contribui para a subida do nível do mar, uma vez que estão na água. No entanto, a sua função é essencial, já que atuam como “barragens” naturais que regulam a descarga de gelo dos glaciares da Groenlândia no oceano.

continua depois da publicidade

Assim, o estudo destaca a necessidade urgente de abordar as alterações climáticas e reduzir as emissões de gases com efeito de estufa para impedir o colapso destas plataformas e mitigar o impacto catastrófico que teria nas comunidades costeiras em todo o mundo.

Degelo da Groenlândia acelerou nos últimos anos

Anteriormente, os glaciares desta região eram considerados estáveis ​​pelos cientistas, ao contrário de outras partes da camada de gelo da Groenlândia, que começou a enfraquecer em meados da década de 1980.

Mas os autores da pesquisa fizeram uma descoberta interessante, observando que glaciares anteriormente imóveis começaram a descarregar gelo em resposta ao enfraquecimento das plataformas.

continua depois da publicidade

Este enfraquecimento manifestou-se dramaticamente à medida que as camadas foram derretendo no fundo, devido ao aquecimento dos oceanos, levantando sérias preocupações sobre o equilíbrio destas massas de gelo.

Segundo o principal autor do estudo, Romain Millan, investigador do Centro Nacional Francês de Investigação Científica (CNRS), “identificamos um aumento muito significativo do degelo desde a década de 2000, o que corresponde claramente a um salto das temperaturas dos oceanos nesta área, durante esse tempo.”

Quais são as consequências potenciais do aumento do nível do mar?

A subida do nível do mar é uma preocupação significativa para o mundo e as consequências disso são numerosas e de longo alcance. Veja as principais abaixo:

continua depois da publicidade

1. Inundações costeiras

À medida que o nível do mar sobe, as zonas costeiras estarão mais propensas a inundações, o que pode causar danos significativos às infraestruturas e propriedades.

As áreas baixas, como deltas de rios, ilhas-barreira e atóis insulares, enfrentarão as ameaças mais imediatas, especialmente nos países mais pobres e nas zonas rurais que não dispõem de recursos para construir defesas nessas regiões.

2. Erosão

A subida do nível do mar irá remodelar as linhas costeiras ao passo que a água que entra inunda áreas secas e corrói regiões litorâneas como praias, falésias e dunas. Isso já ocorre durante grandes tempestades, como furacões, e a invasão do mar causará mudanças mais drásticas.

3. Invasão de água salgada

A água salgada pode invadir os aquíferos de água doce, contaminando o abastecimento de água potável e danificando as colheitas.

4. Migração forçada

Se a água continuar a subir, milhões de pessoas serão obrigadas a abandonar as suas casas e a mudar-se para outra área, com o correspondente problema demográfico. Isto é conhecido como migração forçada resultante das alterações climáticas.

5. Perda de habitat

Também ocorrem inundações de áreas úmidas e poluição de aquíferos, afetando a flora e a fauna de cada local, causando a perda de habitat de peixes, pássaros, plantas e muitas outras espécies.

6. Aumento dos danos causados ​​pelas tempestades

A elevação do nível do mar torna os furacões e outras tempestades mais perigosas e intensas. Esses fenômenos poderão se tornar mais frequentes e causarão mais danos.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade