Além de explorar o espaço, a NASA (Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço, na sigla em inglês) também decidiu se aventurar no mundo do entretenimento digital, com sua nova plataforma de streaming.
Até o momento, suas transmissões estavam disponíveis em sua conta do YouTube. Contudo, a agência espacial norte-americana irá lançar o próprio canal independente para levar seu conteúdo a um público cada vez mais amplo.
Como é o novo serviço de streaming da NASA?
Na plataforma, chamada NASA+, os usuários terão acesso a uma vasta gama de séries originais e lives das missões da agência. Você consegue imaginar a possibilidade de testemunhar os lançamentos mais emocionantes de foguetes e explorações espaciais em tempo real? Tudo isso poderá ser acessado no dia 8 de novembro, e o melhor, de forma gratuita e livre de anúncios.
Para a NASA, essa nova aventura digital representa uma oportunidade de se conectar com o público em geral e compartilhar suas emocionantes descobertas científicas de uma maneira mais próxima e impactante.
“Estamos colocando espaço ao seu alcance e sob demanda com a nova plataforma de streaming da NASA. Transformar nossa presença digital nos ajudará a contar melhor as histórias de como a NASA explora o desconhecido no ar e no espaço, inspira através da descoberta e inova para o benefício da humanidade”, disse Marc Etkind, administrador associado do Escritório de Comunicações da agência norte-americana, em um comunicado.
O serviço ainda estará acessível nas principais plataformas por meio do aplicativo da NASA para sistemas iOS e Android. Além disso, será acessível através de reprodutores de streaming como Roku, Apple TV e Fire TV, bem como por meio de qualquer navegador da web, independentemente do dispositivo utilizado.
Reestruturação dos canais da NASA
A novidade faz parte da recente remodelação do site da NASA, o qual a agência pretende transformar na principal fonte para todas as informações relacionadas às suas missões e pesquisas, dados climáticos e o desenvolvimento do programa Artemis.
Tanto o nasa.gov quanto o science.nasa.gov oferecerão “uma experiência conectada e baseada em tópicos, com um mecanismo de busca comum, navegação integrada e recursos de publicação otimizados em um conjunto de ferramentas da web modernas e seguras”, explica a agência.
Aplicativo para ver a Estação Espacial
Recentemente, a NASA também lançou um aplicativo para iOS e Android, chamado Spot the Station, que mostra em tempo real a posição da Estação Espacial Internacional. Além de informar a localização, o app oferece recursos como realidade aumentada, permitindo capturar fotos e vídeos em tempo real.
Notificações podem ser ativadas para alertar sobre oportunidades de avistar a ISS, destacando que ela é visível ao entardecer e à noite devido à reflexão da luz solar, assim como a Lua.
O app prevê as oportunidades de visualização, informando o tempo até a próxima passagem e oferecendo seções de notícias, detalhes sobre a ISS, dados da tripulação e conteúdo histórico sobre a cooperação internacional por trás do projeto.