Dia de Finados, 2/11, é feriado ou ponto facultativo?

Novembro está chegando e, com isso, surge a dúvida: Dia de Finados, 2/11, é considerado como feriado nacional? Saiba mais detalhes na matéria.

Feriado nacional é a data em que os empregadores precisam conceder folga no expediente para os trabalhadores que são regidos pela CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas). E o mesmo ocorre no caso de funcionários públicos que atuam em órgãos e demais autarquias.

continua depois da publicidade

Só existem algumas exceções no país, como no contexto de serviços essenciais à população que não podem ser interrompidos e acordos coletivos que estabelecem regras para atividades laborais durante os períodos considerados como folgas obrigatórias.

De qualquer maneira, a CLT prevê remuneração em dobro em dias de feriado, caso os funcionários exerçam suas funções normalmente. Já o ponto facultativo, como o próprio termo sugere, diz respeito à data em que os empregadores podem ou não conceder a dispensa.

Ou seja, existe a possibilidade, mas quem decide pela folga é a própria empresa contratante e, no caso de funcionários públicos, os órgãos em que estão devidamente lotados. Com a iminente chegada de novembro, fica a dúvida: Dia de Finados, 2/11, é feriado ou ponto facultativo?

continua depois da publicidade
Leia também

Vamos responder à dúvida no decorrer da matéria, além de informar quais são as próximas datas que são consideradas como folgas obrigatórias no país. Também elencamos todos os feriados nacionais previstos para o ano que vem. Assim, você consegue se planejar.

Dia de Finados é feriado nacional ou ponto facultativo?

O Dia de Finados sempre foi celebrado no Brasil no dia 2 de novembro. No entanto, se tornou feriado nacional somente em 2002, especificamente por meio da Lei nº 10.607, que foi sancionada pelo então presidente da República Fernando Henrique Cardoso.

continua depois da publicidade

Isso quer dizer que a data não é considerada como ponto facultativo. Os empregadores da iniciativa privada e órgãos públicos são obrigados a conceder folga aos funcionários. Neste ano, o Dia de Finados cairá numa quinta-feira, ou seja, existe a possibilidade de folga prolongada.

Mas a data posterior, 3/11, não é vista como feriado assim como no caso do Dia de Finados. Ou seja, a dispensa fica a critério de cada empresa ou órgão público. Vale ressaltar que haverá outra folga obrigatória em novembro, que diz respeito à Proclamação da República.

A celebração é realizada no dia 15/11 e, em 2023, este feriado nacional em específico cairá numa quarta-feira. Ou seja, sem possibilidade de emenda. A próxima e última data com folga obrigatória do ano corresponde ao Natal, 25/12, que cairá numa segunda-feira.

continua depois da publicidade

Feriados nacionais em 2024

Que tal já se preparar para o ano que vem? Ao todo, estão previstos 11 feriados nacionais. Confira o calendário preliminar logo abaixo. Lembrando que as datas serão devidamente confirmadas pelo governo no final deste ano ou início de 2024.

  1. Ano Novo (Confraternização Universal): 1º de janeiro. Cai numa segunda-feira;
  2. Sexta-feira Santa (Dia da Paixão de Cristo): 29 de março. Cai numa sexta-feira;
  3. Páscoa: 31 de março. Cai num domingo;
  4. Tiradentes: 21 de abril. Cai num domingo;
  5. Dia do Trabalho: 1º de maio. Cai numa quarta-feira;
  6. Corpus Christi: 30 de maio. Cai numa quinta-feira;
  7. Independência do Brasil: 7 de setembro. Cai num sábado;
  8. Nossa Senhora Aparecida: 12 de outubro. Cai num sábado;
  9. Finados: 2 de novembro. Cai num sábado;
  10. Proclamação da República: 15 de novembro. Cai numa sexta-feira;
  11. Natal: 25 de dezembro. Cai numa quarta-feira.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade