A nova carteira de identidade no Brasil, também conhecida como CIN, já está sendo emitida por alguns estados do país, como Goiás, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Piauí e Alagoas. Ela começou a ser implementada em 2022 com o objetivo de substituir gradualmente a antiga.
O governo federal decidiu pela criação de um novo RG no sentido de unificar o número de documento em todas as unidades federativas, usando como referência apenas os dígitos do CPF. Assim, a ideia é de minimizar fraudes e “facilitar” a vida dos brasileiros.
Até porque, antes, era possível emitir um RG para cada estado brasileiro. Ou seja, os cidadãos podiam ter 27 documentos com dígitos diferentes. Além do mais, a CIN passou a contar com novas estratégias de segurança para atestar a sua autenticidade de maneira prática.
Em nossa matéria, você confere quais estados já estão emitindo o novo RG (CIN), além do prazo limite para que as demais realizem o procedimento. Compartilhe o conteúdo com amigos e familiares para que todos conheçam as regras e o que vai mudar no país.
Antigo RG perderá validade imediatamente? A 1ª via é gratuita?
De acordo com informações do governo federal, o processo de implementação será realizado de maneira gradual. O antigo documento, por sua vez, não perderá sua validade de imediato. Até porque ele ainda continuará valendo até 28 de fevereiro de 2032.
O modelo anterior cairá em desuso de maneira gradual, ou seja, com o passar do tempo. Até então, mais de 460 mil novas identidades já foram emitidas no Brasil. O pedido pode ser feito na Secretaria de Segurança Pública da sua localidade.
Será necessário levar certidão de nascimento ou casamento em qualquer formato (online ou físico). A primeira via do novo RG é gratuita, mas taxas podem ser exigidas na segunda emissão. Quem optar pela versão de plástico também deverá arcar com determinada quantia.
O que muda com o novo RG (CIN)?
- Não haverá campo de “sexo” no novo documento;
- Sem distinção entre nome social e registro civil;
- QR Code;
- Código de padrão internacional (MRZ);
- CPF como único número identificador do cidadão;
- Novo layout e disposição dos dados dos cidadãos.
Quais estados já emitem a nova identidade?
Até o momento, 12 estados já garantem o serviço de emissão do novo RG:
- Acre;
- Alagoas;
- Amazonas;
- Goiás;
- Mato Grosso;
- Minas Gerais;
- Pernambuco;
- Piauí;
- Paraná;
- Rio de Janeiro;
- Rio Grande do Sul;
- Santa Catarina.
Qual é o prazo para que todos os estados emitam o novo RG?
Conforme informações do governo federal, todos os estados do país têm até o dia 6 de novembro de 2023 para liberarem a emissão da nova carteira de identidade. As pessoas que solicitarem o documento terão a versão física (papel ou plástico) e, também, a digital.