O Ministério de Minas e Energia divulgou uma nota técnica com o parecer sobre a volta do Horário de Verão neste ano de 2023. Conforme os estudos, não há necessidade de retomar a medida devido às boas condições dos reservatórios de água, bem como as fontes renováveis.
O posicionamento da pasta também reflete o padrão de comportamento dos brasileiros em relação ao consumo de energia elétrica, já que mudou com o passar do tempo. Antes, o horário de pico era de 18h às 20h, mas a eletricidade começou a ser mais usada à tarde.
Vale lembrar que o Horário de Verão foi interrompido em 2019 pelo governo da época. A justificativa era de que a medida havia perdido a razão de ser aplicada após estudos técnicos do próprio setor elétrico. Desde então, os brasileiros não precisam mais adiantar o relógio.
Mas e quanto ao ano de 2024? Existe a possibilidade do Horário de Verão ser retomado? O Ministério de Minas e Energia participou de uma entrevista com a imprensa e comentou sobre o assunto, sinalizando a intenção do governo quanto à medida para o ano que vem.
Em nossa matéria, você confere mais detalhes sobre o contexto e quais as chances de a medida realmente ser retomada no país. Compartilhe o conteúdo com amigos e familiares para que mais pessoas fiquem por dentro do assunto, que causa polêmica entre brasileiros desde 2019.
Afinal, podemos esperar pela volta do Horário de Verão em 2024?
Muitas pessoas identificam benefícios na retomada da medida por questões de segurança durante tardes que se tornam “mais longas”. Alguns setores do comércio também são favoráveis ao adiantamento do relógio por sentirem que isso aumenta a demanda por serviços.
O governo federal chegou a fazer uma enquete pelo Twitter, hoje “X”, sendo que grande parte dos usuários mostraram-se positivos quanto à volta do Horário de Verão.
Governo que consulta a população. O que vocês acham da volta do horário de verão?
— Lula (@LulaOficial) November 7, 2022
Em 2023, a possibilidade foi aparentemente descartada pela equipe técnica do governo federal. Alexandre Silveira, ministro da pasta de Minas e Energia, comentou que não existe perspectiva para o retorno do Horário de Verão neste ano.
“Continuamos como está”, informou durante entrevista à Radio Itatiaia no início de outubro. Ele também disse que os planejamentos e deliberações do setor elétrico são realizados “cotidianamente”.
Quando perguntado sobre o retorno da medida em 2024, o ministro não descartou a possibilidade. Silveira informou que é necessário estar de olho na questão da segurança energética.
Dessa maneira, o ministro abriu brecha para uma possibilidade da volta da medida, dependendo das necessidades identificadas pelo setor elétrico dentro do contexto brasileiro em 2024.