Feriados prolongados representam uma ótima oportunidade de descansar durante mais tempo ou colocar os estudos em dia, ainda mais se a empresa liberar a emenda da folga com o dia seguinte. Geralmente, os órgãos públicos também decretam ponto facultativo quando o feriado cai em terças ou quintas-feiras.
Mas em relação a 2024, quantos feriados nacionais poderão ser emendados? Organizamos todas as folgas previstas para o ano que vem, considerando as datas que são regidas por leis federais. Assim, você terá condições de planejar viagens e atualizar o seu cronograma de estudos.
Lembrando que feriados nacionais são diferentes de pontos facultativos. No primeiro caso, é obrigatória a dispensa de funcionários regidos pela CLT, além de servidores públicos. Somente serviços essenciais funcionam para a população, como o caso de supermercados.
Já os pontos facultativos abrem margem para a possibilidade de folga, dependendo dos critérios adotados em cada empresa ou órgão público. O Dia do Servidor, 28/10, é um ponto facultativo, por exemplo, não correspondendo a um feriado nacional no país.
2024 terá quantos feriados nacionais prolongados?
Feriados prolongados correspondem aqueles que caem em dias de terça ou quinta-feira, abrindo a possibilidade de emenda com o dia seguinte. Também são consideradas como prolongadas as folgas que caem em segundas ou sextas por “estenderem” o final de semana.
Confira o calendário com todas as datas que se enquadram nestas condições em 2024:
- Ano Novo (Confraternização Universal): 1º de janeiro. Cai numa segunda-feira;
- Sexta-feira Santa (Dia da Paixão de Cristo): 29 de março. Cai numa sexta-feira;
- Corpus Christi: 30 de maio. Cai numa quinta-feira;
- Proclamação da República: 15 de novembro. Cai numa sexta-feira.
Ou seja, somente 4 datas poderão ser consideradas como feriados nacionais prolongados no ano que vem. O calendário oficial será divulgado no final de 2023 pelo próprio governo federal.
Demais feriados do ano que vem
Além dos prolongados, muitas folgas devem cair em finais de semana. Confira as demais datas:
- Páscoa: 31 de março. Cai num domingo;
- Tiradentes: 21 de abril. Cai num domingo;
- Dia do Trabalho: 1º de maio. Cai numa quarta-feira;
- Independência do Brasil: 7 de setembro. Cai num sábado;
- Nossa Senhora Aparecida: 12 de outubro. Cai num sábado;
- Finados: 2 de novembro. Cai num sábado;
- Natal: 25 de dezembro. Cai numa quarta-feira.
Na lista daqueles que não são prolongados, somente o Dia do Trabalho e o Natal caem no meio da semana. Os demais ocorrem em sábados ou domingos.
Lembrando que o próximo feriado nacional de 2023 é o de Finados, ou seja, em 2 de novembro deste ano, que dá numa quinta-feira.