Nada melhor do que se planejar com antecedência, não é mesmo? 2023 não terminou, mas os brasileiros já estão de olho nos feriados nacionais do ano que vem. Até porque muitas pessoas preferem reservar hotéis e comprar passagens aéreas meses antes de uma viagem.
O preço dos voos em agências geralmente é mais acessível quando os viajantes compram com uma certa antecedência. Além disso, hóteis populares que estão espalhados pelo país contam com bastante demanda, especialmente em feriados (prolongados ou não).
Em nossa matéria, enumeramos todas folgas que já estão confirmadas, tendo em vista as datas oficiais do Brasil. Compartilhe o conteúdo com amigos e familiares para que mais pessoas fiquem por dentro do calendário de feriados, além dos dias em que eles irão cair na semana.
Antes de mais nada: o que é considerado como feriado nacional?
O feriado nacional corresponde à data em que a folga é obrigatória para trabalhadores da iniciativa privada, além de servidores públicos. Geralmente, as atividades são interrompidas em diversos setores do comércio, com exceção daqueles serviços vistos como essenciais.
As empresas, por outro lado, podem manter o expediente em feriados nacionais, desde que a hora seja paga em dobro. Se o trabalho for compensado com folga em outro dia de semana, não há necessidade de empregador aumentar a hora atuada pelos funcionários.
“O trabalho aos domingos e aos feriados será remunerado em dobro, exceto se o empregador determinar outro dia de folga compensatória. Parágrafo único – A folga compensatória para o trabalho aos domingos corresponderá ao repouso semanal remunerado”, diz o artigo 70 da CLT.
Calendário de feriados nacionais em 2024
Ao todo, existem 11 datas que são consideradas como feriados nacionais no país e devem valer em 2024 também. Seis delas vão cair em dias da semana, a exemplo do Corpus Christi. No entanto, Independência do Brasil, Dia da Nossa Senhora Aparecida e Finados caem em sábados.
Confira o calendário com todas as datas de folgas que valem para qualquer região do país:
- Ano Novo (Confraternização Universal): 1º de janeiro. Cai numa segunda-feira;
- Sexta-feira Santa (Dia da Paixão de Cristo): 29 de março. Cai numa sexta-feira;
- Páscoa: 31 de março. Cai num domingo;
- Tiradentes: 21 de abril. Cai num domingo;
- Dia do Trabalho: 1º de maio. Cai numa quarta-feira;
- Corpus Christi: 30 de maio. Cai numa quinta-feira;
- Independência do Brasil: 7 de setembro. Cai num sábado;
- Nossa Senhora Aparecida: 12 de outubro. Cai num sábado;
- Finados: 2 de novembro. Cai num sábado;
- Proclamação da República: 15 de novembro. Cai numa sexta-feira;
- Natal: 25 de dezembro. Cai numa quarta-feira.