Taxa Selic cai pela segunda vez em 2023; veja o que muda

A Taxa Selic sofreu queda de 0,5 ponto percentual. A novidade foi definida em reunião do Copom realizada nesta quarta-feira. Veja o que isso pode influenciar.

Nesta quarta-feira (20/09), o Comitê de Política Monetária (Copom) definiu a nova Taxa Selic que determina os juros do Banco Central (BC). O percentual influencia diretamente nos rendimentos da caderneta poupança e outros investimentos, bem como nas tarifas de empréstimos e financiamentos bancários. O papel principal dessa taxa, porém, é controlar os índices de inflação do país.

continua depois da publicidade

A Selic vinha sendo mantida em 13,75% ao ano até junho de 2023, quando caiu para 13,25%. Essa foi a primeira vez que houve redução desde 2020, quando a tarifa começou a subir vertiginosamente. Agora, a nova reunião do Copom decidiu por abaixar mais 0,5 ponto percentual (pp) na Taxa Selic (TS), fechando o novo valor em 12,75% ao ano como haviam previsto os especialistas do Boletim Focus do BC.

Na matéria a seguir você verá quais são as estimativas para o restante do ano e também se o novo percentual afeta quem tem dinheiro guardado na poupança. Se você quiser saber mais sobre outros assuntos financeiros, como benefícios do governo e pagamentos do INSS, basta acessar nossa aba de "Notícias".

Essas atualizações podem te ajudar a ficar em dia com os acontecimentos do país. Para quem vai prestar concurso público é muito importante ficar por dentro das novidades. Se você faz parte desse grupo de pessoas, aproveite para conferir nossos artigos. O Concursos no Brasil oferece conteúdos de gramática, curiosidades, dicas de estudo e muito mais.

continua depois da publicidade
Leia também

Taxa Selic pode cair ainda mais este ano

As previsões do mercado financeiro indicam uma continuidade de queda na Taxa Selic ao longo dos últimos meses de 2023. A projeção do Boletim Focus é de atingir o patamar de 11,75% até o fim do ano. Isso seria o equivalente a uma redução de 1,5 ponto percentual se comparado à taxa de junho, e 1 pp em relação à atual TS.

O ciclo de quedas deve ajudar a manter uma política econômica contracionista no Brasil. Como o percentual ainda é considerado alto, é provável que os preços se manterão estáveis para garantir que a inflação continue controlada.

continua depois da publicidade

Dessa forma, a principal consequência da nova Taxa Selic são os juros mais baixos em empréstimos e financiamentos. Isso faz com que a população tenha maior acesso aos créditos bancários. Essa taxa também influencia diretamente nos rendimentos de:

  • Títulos do Tesouro Direto (Tesouro Selic);
  • Caderneta de poupança;
  • Investimentos de Renda Fixa.

Vale ressaltar que o Boletim Focus define 3,25% como meta de inflação. O intervalo de tolerância previsto é de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos, atingindo o mínimo de 1,75% e máximo de 4,75%. O documento ainda estima que a queda da Taxa Selic continue para o próximo ano. A expectativa é de que a tarifa chegue a 9% em 2024.

Nova Taxa Selic muda os rendimentos da poupança?

Conforme dito anteriormente, os rendimentos da poupança têm influência direta da Taxa Selic. No entanto, mesmo que haja redução da TS neste mês de setembro, os lucros da caderneta não devem ser alterados. Isso porque a variação ocorre da seguinte maneira:

continua depois da publicidade
  • Taxa Selic igual ou inferior a 8,5% ao ano: poupança lucra 70% da TS mais Taxa Referencial (TR) por mês;
  • Taxa Selic superior a 8,5% ao ano: a caderneta rende 0,5% ao mês e é acrescida da TR.

Ou seja, mesmo com a redução de 13,25% para 12,75% ao ano, o cenário de rendimentos da poupança será o mesmo. Isso significa que quem tem dinheiro investido nessa caderneta continuará recebendo 0,5% do total mensalmente, uma vez que a Taxa Selic segue mantida acima de 8,5%.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade