O bloqueio atmosférico desta massa irá impedir a incidência de frentes frias no país, o que reforça a sensação térmica mais quente do que o normal.
Os concurseiros de plantão sabem que existem inúmeros fatores que favorecem ou comprometem a preparação para os estudos. É necessário, por exemplo, ter um ambiente estratégico e aconchegante para obter mais foco durante leituras e realização de resumos.
E a temperatura pode se tornar um problema em condições extremas - quente ou frio demais. De acordo com a MetSul Metereologia, o clima irá ultrapassar a média histórica de calor em praticamente todas as regiões do país ao longo dos próximos dias.
É possível que recordes sejam quebrados em relação ao mês de setembro de anos anteriores e, também, em valores absolutos. Uma massa de ar deve cobrir grande parte dos estados, como já vem acontecendo no Centro-Oeste e no Sudeste.
"A temperatura realmente influencia a qualidade de meus estudos. Acho que, com o passar do tempo, sinto que o clima está ficando cada vez mais quente. É nessas horas - e não somente - que eu preciso sempre lembrar de beber água com regularidade para enfrentar o calor", comenta a psicologia hospitalar Ketlin Monteiro ao Concursos no Brasil.
Conforme informações do MetSul, a massa de ar quente deve impactar inúmeros estados durante esta semana. A temperatura pode se aproximar ou superar a marca de 40ºC em Mato Grosso, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, São Paulo.
O bloqueio atmosférico desta massa irá impedir a incidência de frentes frias no país, o que reforça a sensação térmica mais quente do que o normal. Por outro lado, a única exceção diz respeito ao Rio Grande do Sul, onde são esperadas mais chuvas nos próximos dias.
"Eu estou sentindo que setembro está mais quente do que o normal. Ano passado já foi ruim durante este mesmo mês. Acho que em outubro foi ruim também. Uso geralmente ventilador, umidificador de ar e bebo muita água para combater o calor, já que moro no interior de Goiás", destaca a advogada Jéssica Lourrane durante entrevista ao Concursos no Brasil.
O pico da temperatura possivelmente deve acontecer a partir de sexta, 22/9, com desdobramentos no início da próxima semana. Vale ressaltar que, dependendo do clima, recordes podem ser quebrados em São Paulo, considerando valores médios e absolutos.
"Eu não sei bem o que esperar dos próximos dias, mas preciso reforçar algumas boas práticas para amenizar o calor no meu ambiente de estudos. Ventilador sempre foi meu companheiro para essas horas, mas às vezes também coloco um balde com água gelada para melhorar a umidade", complementa a psicóloga Ketlin Monteiro, que estuda para concursos e intensifica os aprendizados em sua área de tempo em tempo.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você está de acordo com a nossa política de privacidade