A Receita Federal acaba de liberar a consulta ao quarto lote da restituição do Imposto de Renda, o IRPF. A partir desta quinta-feira (24), mais de 6 milhões de contribuintes já podem verificar se integram a nova lista, penúltima liberação do ano. Quem tem direito ao lote receberá o valor daqui a uma semana, no próximo dia 31.
Ao todo, R$ 7,5 bilhões serão distribuídos entre 6.118.310 de brasileiros que declararam o Imposto de Renda em 2023. O grupo também contempla restituições residuais de anos anteriores. Confira todos os detalhes a seguir e como consultar a restituição do IR. Saiba também quando será liberado o último lote.
Restituição do IR: 4º lote liberado para consulta
Os mais de 6,1 milhões de contribuintes com direito ao quarto lote da restituição do Imposto de Renda são formados pelos seguintes grupos, de acordo com a Receita Federal:
- 11.960 contribuintes com mais de 80 anos;
- 86.427 contribuintes entre 60 e 79 anos;
- 9.065 contribuintes com alguma deficiência ou moléstia grave;
- 30.453 contribuintes cuja maior fonte de renda é o magistério;
- 219.288 contribuintes sem prioridade legal, mas que optaram pela declaração pré-preenchida e/ou recebimento via chave Pix/CPF;
- 5.761.117 contribuintes sem prioridade legal, mas que entregaram a declaração até 29 de maio.
Como consultar a restituição do Imposto de Renda?
A consulta ao quarto lote da restituição do IRPF pode ser feita por meio destes canais:
- Diretamente na página da Receita Federal – nos menus “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, “Consultar a Restituição”;
- Aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para dispositivos móveis.
Onde receber a restituição do Imposto de Renda?
Como de costume, os valores são devolvidos diretamente na conta informada pelo contribuinte ou na chave Pix inserida durante a declaração (desde que tenha sido o CPF).
Se por algum motivo o crédito não for realizado, os valores seguem disponíveis para resgate durante um ano, por meio do no Banco do Brasil. É o caso, por exemplo, de quem teve desativada a conta bancária informada na declaração. Especificamente para esse grupo, o crédito deve ser reagendado pelos canais institucionais:
- Portal BB/IRPF;
- Central telefônica BB – 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (deficientes auditivos).
“O agendamento só é devido para restituições que forem encaminhadas pela Receita Federal sem a informação da conta para crédito, em decorrência de não indicação pelo contribuinte na Declaração de Imposto de Renda ou que apresentarem inconsistência nos dados da conta por ele indicados”, explica o Banco do Brasil.
Por fim, caso o contribuinte não resgate o valor da restituição do IRPF no prazo de um ano, deverá recorrer ao Portal e-CAC e acessar os menus: “Declarações e demonstrativos”, “Meu Imposto de Renda” e “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”. O acesso ao e-CAC também permitir identificar se ainda há alguma pendência na declaração enviada.
Último lote do Imposto de Renda
Os valores do quinto e último lote da restituição do IRPF 2023 estarão disponíveis em 30 de setembro. A exemplo do que aconteceu nas liberações anteriores, a Receita deve permitir que os contribuintes realizem a consulta uma semana antes do pagamento.
O prazo para envio das declarações do IRPF se encerrou em 31 de maio, quando também foi liberado o primeiro lote. Ao todo, o Fisco recebeu mais de 41 milhões de declarações somente este ano.