3º lote de restituição do IR já tem consulta liberada; veja como verificar

A Receita Federal disponibilizará a consulta do 3º lote de restituição do IR nessa segunda-feira, 24 de julho. Ao todo, serão atendidos 5,6 milhões de contribuintes, entre prioritários e não prioritários, com cerca de R$ 7,5 bilhões a receber.

A partir das 10h dessa segunda-feira, 24 de julho, a Receita Federal disponibilizará a consulta ao 3º lote da restituição do IRPF (Imposto de Renda da Pessoa Física). Nessa etapa, espera-se atender 5,6 milhões de contribuintes, incluindo aqueles que não são prioritários, pois esses foram contemplados nos primeiros repasses.

continua depois da publicidade

Em números específicos, serão pagos R$ 7,5 bilhões em restituições, com o pagamento programado para o dia 31 de julho. No entanto, os contribuintes precisam saber quais são os meios oficiais para realizar a consulta e quais são os procedimentos nesse serviço. Saiba mais informações a seguir sobre o 3º lote de restituição do IR:

Como consultar o 3º lote de restituição do IR?

Leia também

Para realizar a consulta, o contribuinte deve acessar a página da Receita Federal pelo site do Gov.br, a partir das 10h dessa segunda-feira. Nesse portal, basta clicar em “Meu Imposto de Renda” e depois em “Consultar a Restituição” para saber se os valores estão disponíveis.

Os contribuintes também podem realizar uma consulta mais detalhada da situação de suas declarações, inclusive para verificar se há pendências ou se o documento caiu na malha fina por conta de alguma irregularidade. Nesse caso, deve-se acessar o extrato de processamento, disponível pelo portal do e-CAC.

continua depois da publicidade

Por meio desse recurso, os contribuintes podem consultar as possíveis pendências na declaração do Imposto de Renda, inclusive realizando as correções necessárias. Porém, quem enviar uma versão retificada do documento será contemplado somente no último lote de restituição, uma vez que os pagamentos são feitos com base na ordem de envio e prioridade dos declarantes.

De acordo com a Receita Federal, o pagamento das restituições será realizado no dia 31 de julho, na conta bancária informada pelo contribuinte no momento de envio da declaração. A transferência é feita de forma direta ou por indicação de chave Pix pelo titular, desde que esteja vinculada à mesma conta indicada no documento.

Porém, se houver algum problema com o depósito, é possível que o titular reagende a transferência dos valores. Para isso, deve-se acessar o Portal BB pelo endereço oficial do IRPF. Ademais, pode-se entrar em contato com a Central de Relacionamentos do Banco do Brasil pelos telefones 4004-0001, para as capitais, e 0800-729-0001 para as demais localidades.

continua depois da publicidade

Quais são os contribuintes contemplados?

A Receita Federal recebeu 41,15 milhões de declarações nessa edição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF). Desse total, estima-se que cerca de 60% dos contribuintes tenham direito à restituição. Nesse 3º lote, os titulares contemplados pertencem a diferentes grupos.

Mais especificamente, serão atendidos os idosos acima de 80 anos, contribuintes que possuem entre 60 e 79 anos, Pessoas com Deficiência física ou mental, ou que enfrentam alguma moléstia grave, e os profissionais cuja principal fonte de renda é o magistério. Cerca de 1,6 milhões de contribuintes considerados não-prioritários que entregaram a declaração até o dia 23 de março também foram incluídos nesse lote.

Segundo os números oficiais, mais de 3,8 milhões de contribuintes receberam prioridade por terem adotado a declaração pré-preenchida ou optaram por receber a restituição através do Pix. Após este, ainda estão previstos outros dois lotes, conforme o calendário, o 4º será pago no dia 31 de agosto e o 5º, no dia 29 de setembro.

continua depois da publicidade

Nos próximos lotes, serão contemplados os contribuintes que não são considerados prioritários dentro do sistema da Receita Federal.

Leia também

Concursos em sua
cidade