A região Nordeste do país pode contar com muitas chuvas, tempestades e ventanias neste fina de semana. É isso o que aponta o novo alerta do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) para o período de 20 a 23 de julho. Com a sinalização para essa condição, os cidadãos nas áreas afetadas devem ficar atentos às possíveis orientações das autoridades locais, se for o caso.
O Inmet é um órgão que faz parte do Ministério da Agricultura e Pecuária e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde o ano de 1950. Recentemente o órgão teve vagas autorizadas em concurso e deve abrir edital em breve.
Alerta Inmet para fim de semana com chuvas no Nordeste
Esse final de semana pode não dar praia em grande parte da região Nordeste. A previsão do Inmet aponta para um alto volume de chuvas e muita ventaria em diferentes cidades.
De acordo com o alerta, os volumes de chuva mais significativos devem acontecer no litoral da Bahia, com maior incidência entre o Recôncavo Baiano e o Baixo Sul. Nessas localidades, podem ser registrados acumulados entre 40 e 60 milímetros e, de maneira pontual, próximo aos 100mm.
A partir do próximo sábado (22/07), a Alta Subtropical do Atlântico Sul terá maior intensidade junto ao Oceano Atlântico, na costa adjacente às regiões Sudeste e Nordeste. Em razão disso, a umidade vinda do oceano para o continente será intensificada e as chuvas concentradas no leste da região Nordeste.
Já os ventos intensos estão previstos para acontecer até domingo (23/07) na porção sul-sudeste. Deve haver intensificação da velocidade, com rajadas que podem superar os 60 km/h, principalmente pela manhã e tarde.
As áreas mais afetadas por essa condição, serão:
- Litoral Leste, entre os estados da Bahia e o Rio Grande do Norte;
- Porção norte do estado do Rio Grande do Norte ao Ceará;
- Interior dos estados de Pernambuco, Piauí, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.
Devido às alterações e incertezas nos modelos numéricos, as previsões poderão mudar. Por isso, é importante acompanhar as atualizações e avisos meteorológicos especiais que podem ser emitidos.
Por fim, vale lembrar que o Instituto libera uma lista na íntegra de todos os municípios afetados pelas chuvas intensas. Para obter essas informações, acesse o endereço do Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos para o Sul da América do Sul (Alert-AS) e localize o estado que deseja saber as condições.
O que fazer em situações de risco?
O período de grande incidência de precipitação de chuvas, principalmente para quem reside próximo aos rios e mares, exige que a população das áreas atingidas tome alguns cuidados pontuais para evitar acidentes ou prejuízos.
Pensando nisso, o Instituto libera um informativo com recomendações que devem ser seguidas durante épocas de mau tempo, como grandes vendavais e intensas chuvas.
Nessas condições, o motorista, por exemplo, deve ter atenção de onde estaciona seu veículo, não o colocando próximo às torres de transmissão e placas de propaganda, por causa da possibilidade de descargas elétricas. Além disso, é preciso atenção às notificações dos órgãos competentes e, se houver recomendação para abandonar sua moradia, o faça.
Uma orientação comum para épocas de mau tempo é desligar todos os aparelhos elétricos ou o quadro geral de energia para evitar prejuízos ou até mesmo a perda total durante os curtos-circuitos.