Alerta Inmet: fim de semana pode ter chuvas e ventanias NESTA região

O novo alerta do Inmet informa sobre o perigo de chuvas e ventania em alguns estados brasileiros. Saiba os detalhes.

A região Nordeste do país pode contar com muitas chuvas, tempestades e ventanias neste fina de semana. É isso o que aponta o novo alerta do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) para o período de 20 a 23 de julho. Com a sinalização para essa condição, os cidadãos nas áreas afetadas devem ficar atentos às possíveis orientações das autoridades locais, se for o caso.

continua depois da publicidade

O Inmet é um órgão que faz parte do Ministério da Agricultura e Pecuária e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde o ano de 1950. Recentemente o órgão teve vagas autorizadas em concurso e deve abrir edital em breve.

Alerta Inmet para fim de semana com chuvas no Nordeste

Leia também

Esse final de semana pode não dar praia em grande parte da região Nordeste. A previsão do Inmet aponta para um alto volume de chuvas e muita ventaria em diferentes cidades.

De acordo com o alerta, os volumes de chuva mais significativos devem acontecer no litoral da Bahia, com maior incidência entre o Recôncavo Baiano e o Baixo Sul. Nessas localidades, podem ser registrados acumulados entre 40 e 60 milímetros e, de maneira pontual, próximo aos 100mm.

continua depois da publicidade

A partir do próximo sábado (22/07), a Alta Subtropical do Atlântico Sul terá maior intensidade junto ao Oceano Atlântico, na costa adjacente às regiões Sudeste e Nordeste. Em razão disso, a umidade vinda do oceano para o continente será intensificada e as chuvas concentradas no leste da região Nordeste.

Já os ventos intensos estão previstos para acontecer até domingo (23/07) na porção sul-sudeste. Deve haver intensificação da velocidade, com rajadas que podem superar os 60 km/h, principalmente pela manhã e tarde.

As áreas mais afetadas por essa condição, serão:

Devido às alterações e incertezas nos modelos numéricos, as previsões poderão mudar. Por isso, é importante acompanhar as atualizações e avisos meteorológicos especiais que podem ser emitidos.

continua depois da publicidade

Por fim, vale lembrar que o Instituto libera uma lista na íntegra de todos os municípios afetados pelas chuvas intensas. Para obter essas informações, acesse o endereço do Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos para o Sul da América do Sul (Alert-AS) e localize o estado que deseja saber as condições.

O que fazer em situações de risco?

O período de grande incidência de precipitação de chuvas, principalmente para quem reside próximo aos rios e mares, exige que a população das áreas atingidas tome alguns cuidados pontuais para evitar acidentes ou prejuízos.

Pensando nisso, o Instituto libera um informativo com recomendações que devem ser seguidas durante épocas de mau tempo, como grandes vendavais e intensas chuvas.

Nessas condições, o motorista, por exemplo, deve ter atenção de onde estaciona seu veículo, não o colocando próximo às torres de transmissão e placas de propaganda, por causa da possibilidade de descargas elétricas. Além disso, é preciso atenção às notificações dos órgãos competentes e, se houver recomendação para abandonar sua moradia, o faça.

continua depois da publicidade

Uma orientação comum para épocas de mau tempo é desligar todos os aparelhos elétricos ou o quadro geral de energia para evitar prejuízos ou até mesmo a perda total durante os curtos-circuitos.

Leia também

Concursos em sua
cidade