Terceiro lote da restituição do IRPF 2023 será pago em breve

O calendário de restituição do Imposto de Renda teve início em 31 de maio, dividido em cinco repasses. Veja quando será feito o pagamento do terceiro lote.

Anualmente, os contribuintes que fazem a declaração do Imposto de Renda aguardam ansiosamente pelas datas de restituição. Neste ano, o período de declaração iniciou em 15 de março e terminou em 31 de maio. Foi nesse último dia de maio que ocorreu o primeiro pagamento de restituições. Até agora foram depositados dois lotes, tendo sido o segundo em 30 de junho.

continua depois da publicidade

Assim, já se aproxima a data de liberação do terceiro lote. Veja a seguir o calendário completo, os grupos que serão contemplados e como fazer a consulta do valor no site da Receita Federal.

Quando será pago o terceiro lote da restituição do IRPF 2023?

Leia também

Assim como ocorreu nas datas anteriores, a consulta para o terceiro lote de restituição do IRPF estará disponível uma semana antes do seu pagamento, ou seja, a partir do dia 24 de julho. Com efeito, a liberação do valor será feita no próximo dia 31.

Vale lembrar que os contribuintes terão o acréscimo de juros com base na taxa Selic, que conforme a Receita Federal, será corrigido em 1%. Além das pessoas que enviaram a declaração deste ano, aqueles que têm direito a restituições residuais de anos anteriores também serão contemplados.

continua depois da publicidade

Isso inclui cidadãos que tenham enviado a declaração com erros em anos anteriores, corrigido esses equívocos posteriormente e agora finalmente poderão receber os valores.

Abaixo está o calendário de consultas e pagamentos dos próximos lotes da restituição do Imposto de Renda:

  • 3º lote: pagamento em 31 de julho – consulta liberada em 24 de julho;
  • 4º lote: pagamento em 31 de agosto – consulta liberada em 24 de agosto;
  • 5º lote: pagamento em 29 de setembro – consulta liberada em 22 de setembro.

Quais grupos serão contemplados neste pagamento?

Nos dois primeiros repasses, apenas os indivíduos pertencentes aos grupos prioritários foram contemplados. Agora, no terceiro lote, será seguida a ordem abaixo:

  • Aqueles com prioridade legal que enviaram a declaração após 10 de junho ou estiveram na malha fina e solucionaram todas as pendências;
  • Os que utilizaram a declaração pré-preenchida ou solicitaram a restituição através do Pix;
  • Os cidadãos que enviaram a declaração o mais cedo possível terão mais chances de serem incluídos no lote de restituição, desde que não tenham caído na malha fina.

Como consultar o valor da restituição do IRPF?

Após enviar a declaração e incluir as deduções legais que permitem o recebimento da restituição do IRPF, o contribuinte tem acesso a uma estimativa do valor a ser pago. No entanto, essa quantia ainda está sujeita a ajustes com base no processamento realizado pela Receita Federal.

continua depois da publicidade

Para obter a confirmação do montante a ser devolvido e verificar se você será beneficiado, é necessário realizar a consulta no site do órgão e seguir estas instruções:

  1. Acesse o site da Receita Federal;
  2. Clique na seção “Imposto de Renda”;
  3. Selecione a opção “Consultar restituição” e, em seguida, clique em “Iniciar”;
  4. Informe o número do CPF, a data de nascimento e o ano de exercício para o qual está realizando a consulta;
  5. Certifique-se de ter todas as informações necessárias à mão.

Os contribuintes poderão optar por uma consulta simplificada ou completa da situação da declaração, acessando o extrato de processamento no portal e-CAC. Se houver algum erro nas informações prestadas, é possível fazer as devidas correções. Lembrando que o procedimento só dará o resultado oficial uma semana ante do pagamento.

continua depois da publicidade
Leia também

Concursos em sua
cidade