Alerta: ciclone causa ventania nas regiões Sul e Sudeste do país

Inmet e Climatempo alertam população para ventos acima de 115 km/h. Confira os locais mais atingidos hoje e amanhã.

Um ciclone extratropical provoca forte ventania no Brasil nesta quinta-feira, 13, com riscos para a população de algumas cidades brasileiras. É o que informam o Climatempo e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em alerta sobre nuvens carregadas, chuvas volumosas e ventanias.

“As rajadas mais intensas no decorrer desta quinta-feira, 13 de julho, são esperadas para a região Sul, para o sul e leste de São Paulo e pontos altos da serra do Rio de Janeiro”, explica o boletim Climatempo.

continua depois da publicidade

Até o meio-dia, o Inmet manteve alerta vermelho para cidades do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, que podem registrar ventos acima de 100 km/h. Os avisos de vendaval, ventos costeiros e queda de temperatura continuam marcando situação de perigo.

Leia também

O órgão instrui a população dos dois estados a permanecer em áreas seguras e distantes de janelas, além de evitar se locomover em locais abertos durante os horários mais críticos de chuva e ventania.

“Grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, de queda de árvores e grandes transtornos no transporte rodoviário” estão entre os pontos ressaltados pelo Inmet.

Áreas mais propensas a temporais e ventos fortes abrangem a região metropolitana de Porto Alegre (RS), sudeste, nordeste e centro-oriental do estado, além da Grande Florianópolis, do sul de Santa Catarina e do Vale do Itajaí. Há também a possibilidade de cair neve em algumas áreas.

continua depois da publicidade

Ventanias até sexta-feira

O Inmet também destaca que os ventos poderão ultrapassar os 115 km/h até amanhã (14), quando chegam ao litoral de quatro estados das regiões Sul e Sudeste.

“Ao longo da quinta, o ciclone irá avançar para alto mar. Com isso, os ventos mais intensos devem se concentrar entre o litoral norte do Rio Grande do Sul até o litoral do Paraná e, ainda, se intensificar sobre o litoral de São Paulo e litoral sul do Rio de Janeiro. Essa situação deve se manter até a sexta-feira (14)”, pontua o órgão.

Quais as cidades mais atingidas?

As rajadas mais intensas começaram ontem (12), às 17h, e se estenderam até 3h da manhã de hoje. Ranking divulgado pela Climatempo detalha velocidades, horários e municípios mais atingidos pelo ciclone extratropical de ontem à madrugada de hoje:

continua depois da publicidade
  • 1º – Bom Jardim da Serra/Morro da Igreja (Santa Catarina): diversas rajadas entre 100 e 119 km/h às 19h de ontem, 12;
  • 2º – Urupema/Morro de Urupema (SC): 102 km/h, às 21h;
  • 3º – Joaçaba (SC): 100 km/h às 20h;
  • 4º – Canela (Rio Grande do Sul): 98 km/h às 19h;
  • 5º – Santa Vitória do Palmar/Barra do Chuí (RS), Major Vieira (SC) e Palmeira das Missões (RS): 94 km/h respectivamente às 23h, 19h e 22h;
  • 6º – Maringá/aeroporto (Paraná): 92 km/h, às 22h;
  • 7º – Pelotas/Capão do Leão (RS) e Marechal Cândido Rondon (PR): 90 km/h às 21h e 20h, respectivamente;
  • 8º – Curitiba (PR) e Florianópolis/aeroporto (SC): 87 km/h, às 23h e 22h31, respectivamente;
  • 9º – Dois Vizinhos (PR) e Chapecó (SC): 86 km/h, às 19h;
  • 10º – São José dos Pinhais/aeroporto (PR): 85 km/h, às 23h;
  • 11º – Soledade (RS), Siderópolis/Barragem São Bento (SC), Santa Helena (PR) e Baixo Guandu (PR): 84 km/h entre 18h e 1h;
  • 12º – Laguna/farol de Santa Marta (SC 83 km/h, às 21h;
  • 13º – Bento Gonçalves (RS): 81 km/h, 1h.

Saiba mais

O site do Inmet disponibiliza um campo de busca fácil. Basta acessar a página e, no topo, inserir o nome da cidade para consulta completa da previsão do tempo. Além de informações básicas como temperatura e umidade, a ferramenta permite checar a previsão para os próximos dias e utiliza imagens didáticas para informar se os ventos serão fortes ou fracos, por exemplo.

continua depois da publicidade
Leia também

Concursos em sua
cidade