Restituição do Imposto de Renda: quando será pago o 3º lote?

A consulta da restituição do Imposto de Renda 2023 é importante para todos os contribuintes, mesmo aqueles que não receberão no terceiro lote.

No último dia 30, a Receita Federal realizou o pagamento do segundo lote de restituição do Imposto de Renda, contemplando 5.138.476 contribuintes e totalizando um volume financeiro recorde de R$ 7,5 bilhões. Assim, como no primeiro repasse, o montante foi destinado a idosos, pessoas com deficiência e portadores de doença grave, além de cidadãos que possuem o magistério como maior fonte de renda. Agora, muitas pessoas estão querendo saber quando será pago o 3º lote.

continua depois da publicidade

Em suma, a restituição do IR é a devolução do valor pago a mais durante o ano-calendário, calculada com base nos rendimentos e deduções previstas em lei, excluindo rendimentos isentos, tributáveis exclusivamente na fonte, não tributáveis, ou sujeitos à tributação definitiva.

Quando será pago o 3º lote de restituição do Imposto de Renda?

Leia também

O terceiro lote será pago no dia 31 de julho, mas já poderá ser consultado a partir do dia 24. A remessa irá contemplar os seguintes grupos:

  • Contribuintes com prioridade legal que encaminharam a declaração após 10 de junho;
  • Aqueles que caíram na malha fina e solucionaram as pendências;
  • Contribuintes que usaram a declaração pré-preenchida ou solicitaram o pagamento por Pix;
  • Contribuintes sem prioridade.

Para verificar se você será contemplado no próximo lote é necessário acessar o site Meu Imposto de Renda e selecionar a opção “Consultar a Restituição” na lista de serviços. Para uma consulta simples, basta informar o seu CPF, o ano da declaração (2023) e a data de nascimento.

continua depois da publicidade

Se desejar obter informações mais detalhadas, visite o portal e-CAC da Receita Federal. Lá, você poderá verificar o status da sua declaração, identificar eventuais pendências ou divergências e confirmar se sua declaração está retida na “malha fina”. Além disso, a plataforma permite corrigir quaisquer erros encontrados na declaração.

Como receber os valores?

O pagamento da restituição é feito diretamente na conta bancária informada pelo contribuinte. Caso ocorra algum problema, como depósito em conta desativada, os valores serão disponibilizados para resgate no Banco do Brasil por até um ano. Para agendar o crédito dos valores em seu nome, é possível utilizar o Portal BB ou entrar em contato com a Central de Relacionamento da instituição.

Caso o contribuinte não saque a restituição dentro do prazo estabelecido, é necessário solicitar o resgate pelo e-CAC. Para isso, clique em Declarações e Demonstrativos – Meu Imposto de Renda, no menu, e em seguida selecione a opção “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

continua depois da publicidade

Datas de pagamento das restituições do Imposto de Renda 2023

Confira a seguir as datas dos próximos pagamentos das restituições do Imposto de Renda:

1º lote – liberado em 31 de maio;
2º lote – liberado em 30 de junho;
3º lote – pagamento será feito em 31 de julho;
4º lote – pagamento será feito em 31 de agosto;
5º lote – pagamento será feito em 29 de setembro.

Leia também

Concursos em sua
cidade