2° lote da restituição IR: R$ 7 bilhões são pagos hoje

Restituição do Imposto de Renda (IR) já está disponível para segundo grupo. Confira datas e lotes restantes da Receita.

Já está liberado nesta sexta-feira (30) o segundo lote da restituição do Imposto de Renda (IRPF). Em todo o país, mais de 5 milhões de contribuintes têm direito a resgatar os novos valores, totalizando R$ 7,5 bilhões este mês, segundo dados da Receita Federal.

continua depois da publicidade

A nova lista é composta por grupos prioritários e por quem utilizou a declaração pré-preenchida ou a chave Pix/CPF durante o envio das declarações. Descubra a seguir quem tem prioridade na restituição dos valores e saiba quais as três datas restantes confirmadas pelo “leão”.

Liberado novo lote da restituição IRPF

Leia também

O número exato de contribuintes com direito ao reembolso deste segundo lote é 5.138.476 brasileiros. O novo grupo está assim distribuído:

  • 130.088 contribuintes com mais de 80 anos;
  • 978.397 contribuintes na faixa entre 60 e 79 anos;
  • 70.589 contribuintes com algum tipo de deficiência (PcD) ou moléstia grave;
  • 468.889 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
  • 3.490.513 contribuintes que optaram pela declaração pré-preenchida e/ou chave Pix/CPF.

As restituições do Imposto de Renda começaram no último dia 31 de maio – quando foi encerrado o prazo de declaração e liberado o primeiro lote – e se estendem pelos próximos três meses:

continua depois da publicidade
  • 3º lote – restituição disponível em 31 de julho, com consultas abertas em 24/07;
  • 4º lote – restituição disponível em 31 de agosto, com consultas abertas em 24/08;
  • 5º e último lote – restituição disponível em 30 de setembro, com consultas abertas em 22/09.

A restituição do IR nada mais é do que a devolução do imposto pago a mais. O reembolso é realizado automaticamente pela Receita na conta bancária (corrente ou poupança) ou na chave Pix (desde que seja CPF) do contribuinte.

Consultas restituição Imposto de Renda

Como de costume, a consulta ao extrato dos novos lotes tem sido liberada com antecedência de uma semana da data de efetivo pagamento.

Contribuintes podem recorrer ao aplicativo da Receita Federal ou ao site institucional para conferir datas e valores, além de saber se há pendências ou se caíram na malha fina, por exemplo.

continua depois da publicidade

Em ambas as plataformas, é preciso inserir CPF, selecionar a opção “meu imposto de renda” e clicar em “consultar restituição”.

Portal e-CAC

Outra opção de consulta é o Centro Virtual de Atendimento, mais conhecido como e-CAC. O site conta com os menus “Declarações e Demonstrativos” e “Meu Imposto de Renda”, utilizados por contribuintes que, por algum motivo, não receberam os valores ou não encontraram dados no extrato.

Em geral, o grupo é formado por quem caiu na malha fina, utilizou dívidas para compensação ao “leão” ou simplesmente inseriu informações bancárias erradas ou desatualizadas, impossibilitando assim a devolução.

Leia também

Concursos em sua
cidade