Junho terá feriado? Confira as próximas datas no calendário

Junho terá ou não feriado? Considerado um ano generoso em relação aos dias de folga, confira quais são as próximas datas para descansar no calendário oficial.

Os feriados sempre são datas muito aguardadas por qualquer trabalhador, estudante ou simplesmente qualquer um em busca de um descanso merecido. Durante um ano corrido e cheio de responsabilidades, tirar um dia para relaxar, organizar a própria vida ou cumprir outras demandas é essencial e, para isso, é importante ficar de olho no calendário de feriados. Com a chegada de junho, muitos já se perguntam quando será a próxima folga no cronograma.

continua depois da publicidade

A boa notícia é que, ao contrário de 2022, este ano vem sendo consideravelmente generoso quando se trata de folgas ao longo dos meses. Desde o início de 2023, já se passaram sete dias de folga, e a partir de agora, ainda restam alguns para incluir na programação de viagens e descanso.

Pensando nisso, confira abaixo o calendário oficial de feriados de 2023, e descubra se o próximo mês terá algum dia de folga para aproveitar.

Junho terá feriado? Confira o calendário oficial

Leia também

Uma boa parte dos profissionais do país já pode esperar por boas novas: afinal, o próximo feriado do ano não está tão distante, e irá permitir dias consecutivos de descanso, a depender do setor de atuação ou das políticas da empresa. O motivo é o fato de algumas datas contarem como pontos facultativos.

continua depois da publicidade

Nesse sentido, de acordo com o calendário oficial do governo, o próximo feriado nacional é o dia 7 de setembro, data para relembrar a declaração da independência do Brasil.

Por outro lado, antes de setembro, será possível aproveitar uma folga não muito distante, no dia 8 de junho (quinta-feira), ou dia de Corpus Christi. A celebração religiosa, na tradição católica, é um momento para relembrar a instituição do sacramento da eucaristia. A dispensa na data, porém, depende do empregador, que pode ou não liberar os funcionários.

continua depois da publicidade

Seja como for, vale lembrar que feriados oficiais devem ter dispensa obrigatória, exceto para profissionais de regimes especiais e com a devida autorização. Aqueles que trabalham nesta data tem direito de receber o dobro do valor da hora trabalhada, ou podem solicitar uma folga compensatória.

Próximos feriados do calendário nacional

Além do dia 8 de junho, ainda restam cinco feriados nacionais e dois pontos facultativos até o fim do ano. Confira quais são eles:

  • 8 de junho, quinta-feira: Dia de Corpus Christi (ponto facultativo);
  • 7 de setembro, quinta-feira: Dia da Independência do Brasil (feriado nacional);
  • 12 de outubro, quinta-feira: Dia de Nossa Senhora Aparecida (feriado nacional);
  • 28 de outubro, sábado: Dia do Servidor Público (ponto facultativo);
  • 2 de novembro, quinta-feira: Dia de Finados (feriado nacional);
  • 15 de novembro, quarta-feira: Dia da Proclamação da República (feriado nacional);
  • 25 de dezembro, segunda-feira: Natal (feriado nacional);
  • 31 de dezembro, domingo: Véspera de Ano Novo (ponto facultativo após as 14h).

Mesmo que não sejam contados como folgas, junho ainda possui alguns dias comemorativos. Veja o que é celebrado em cada data:

continua depois da publicidade
  • 5 de junho, segunda-feira: Dia Mundial do Meio Ambiente;
  • 12 de junho, segunda-feira: Dia dos Namorados;
  • 21 de junho, quarta-feira: Solstício de Inverno;
  • 24 de junho, sábado: Dia de São João.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade