As chuvas seguem sem dar trégua em várias regiões do país, e hoje, a região Norte volta a sofrer os impactos das passadas intensas em cerca de 15 municípios. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) liberou recentemente um novo alerta para a previsão, marcada com grau de severidade “Perigo”.
Nesse sentido, as passadas devem afetar estados como o Amazonas e Roraima, e é essencial que a população residente de tais localidades tome os devidos cuidados, evitando acidentes durante o mau tempo. Confira mais informações sobre a previsão abaixo, bem como algumas precauções em situações de risco.
Chuvas intensas em 15 municípios dos estados de Roraima e Amazonas
O alerta para chuvas intensas foi emitido nesta quinta-feira (25/05), às 9h21, e é provável que as passadas só terminem a partir de amanhã (26/05), às 1oh. Com base nos dados divulgados pelo Inmet, as chuvas possuem índices pluviométricos entre 30 e 60 mm/h, ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos de velocidade entre 60 e 100 km/h.
Da mesma forma, existem alguns riscos potenciais listados, como queda de galhos de árvores, alagamentos, descargas elétricas e corte de energia elétrica, especialmente nas áreas a seguir:
- Norte de Roraima;
- Norte Amazonense;
- Sul de Roraima.
O Instituto ainda libera uma lista na íntegra de todos os municípios afetados pelas chuvas intensas. Para conferir, basta acessar o endereço do Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos para o Sul da América do Sul (Alert-AS).
O que fazer em situações de risco?
O período de grande incidências de chuva, principalmente em regiões como o Norte do país, exige que a população das áreas atingidas tome alguns cuidados pontuais, de modo que possa evitar acidentes ou prejuízos. Pensando nisso, o Instituto também liberou uma série de recomendações que devem ser seguidas durante épocas de mau tempo.
Em caso de rajadas de vento, por exemplo, é fundamental que os moradores não tentem se abrigar debaixo de árvores, por conta do grande risco de quedas e descargas elétricas. Os motoristas também não devem estacionar seus veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, pelo mesmo motivo.
Quando possível, o recomendado é desligar todos os aparelhos elétricos ou o quadro geral de energia, de modo que seja possível evitar prejuízos ou até mesmo a perda total durante os curtos-circuitos.
Mais informações devem ser levadas à Defesa Civil (199) ou ao Corpo de Bombeiros (193). O Instituto libera novas previsões para várias partes do Brasil diariamente, junto das recomendações a serem seguidas.