Mais Médicos: Conheça o funcionamento desse programa

O Mais Médicos foi relançado pelo governo federal em março deste ano; confira as informações do edital e veja as mudanças do novo formato do programa.

Nesta segunda-feira (22/05), foi divulgado pelo Ministério da Saúde um edital com 5.970 vagas disponíveis no programa Mais Médicos, abrangendo quase 2.000 cidades. A abertura de vagas priorizará áreas mais pobres e lugares onde há escassez de assistência médica. Dos profissionais selecionados, mil serão direcionados para a região da Amazônia Legal.

continua depois da publicidade

O programa oferecerá benefícios para aqueles que atuarem em áreas vulneráveis, incentivos para a permanência nesses locais e também para os profissionais que ingressaram no Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies). Além disso, os médicos selecionados terão a oportunidade de realizar cursos de especialização, mestrado ou aperfeiçoamento na área de saúde da família.

Novidades no Mais Médicos

Segundo informações fornecidas pelo Ministério da Saúde, uma das novidades é a inclusão da oportunidade de especialização em medicina de família e comunidade, bem como a realização de mestrado em saúde da família.

Leia também

Além disso, o edital divulgado nesta segunda-feira estende o vínculo do médico com o programa de 3 para 4 anos, com a possibilidade de prorrogação por mais quatro. Anteriormente, era exigido um período de 3 anos, prorrogável por mais 3 anos.

continua depois da publicidade

Conforme a pasta, a seleção dará prioridade aos médicos brasileiros, mas também serão aceitos candidatos brasileiros formados no exterior ou estrangeiros, desde que as vagas não sejam preenchidas por médicos registrados no país.

Como se inscrever no Mais Médicos?

Para se inscrever no Mais Médicos, entre no site do Sistema de Gerenciamento de Programas, entre os dias 26 e 31 de maio. Em seguida, valide sua inscrição durante o período de 01 a 05 de junho. Nessa etapa, você poderá indicar até dois locais de atuação de sua preferência.

continua depois da publicidade

O Ministério da Saúde considerará critérios relacionados à titulação, formação e experiência prévia no projeto ao realizar a alocação dos profissionais. Em caso de empate, serão priorizados os candidatos que residam mais próximos ao local de atuação no Mais Médicos, os que possuam maior tempo de formado e os de maior idade.

A nova versão do programa oferece a oportunidade de especialização em Medicina de Família e Comunidade, bem como a realização de mestrado em Saúde da Família. Conforme um levantamento da pasta, 41% dos participantes do programa interrompem a participação em busca de capacitação e qualificação.

Como funciona o Mais Médicos?

Em março deste ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) relançou o programa, que se trata de uma nova versão do antigo Mais Médicos. No entanto, o objetivo permanece o mesmo: atender à escassez de profissionais de saúde em áreas remotas do país, como municípios do interior e periferias das grandes cidades.

continua depois da publicidade

O novo formato prevê inicialmente a abertura de 15 mil novas vagas para profissionais da saúde, com a meta de alcançar 28 mil vagas até o final de 2023. O objetivo é atender 96 milhões de pessoas na atenção primária por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), com um foco especial em áreas de extrema pobreza e comunidades tradicionais.

Os médicos habilitados a atuar no Mais Médicos podem ter formação tanto no Brasil quanto no exterior, desde que estejam com o Registro do Ministério da Saúde (RMS) regularizado.

No entanto, o governo dará preferência aos profissionais formados no país. Por fim, aqueles que atuam no programa têm direito a um desconto de 50% no Revalida (Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos).

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade