A chuva segue sem dar trégua em várias regiões do país. Nesta segunda-feira (22/05), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu novos alertas de chuvas intensas e acumulado de chuva para novos estados, e é essencial que a população de mais de 90 cidades de áreas como do Alagoas, Pernambuco, Amazonas, Roraima, Pará e Amapá tome os devidos cuidados para evitar acidentes durante o mau tempo.
Para mais informações sobre as previsões, confira abaixo os últimos avisos publicados pelo Instituto, e saiba quais municípios devem ser afetados pelas passadas e acumulado de chuva durante os próximos dias.
Acumulado de chuva em 63 municípios do estado do Alagoas e Pernambuco
O primeiro alerta do dia, referente a um acumulado de chuva, foi publicado ontem (21/05) às 10h10, e a previsão estava estimada para terminar na manhã de hoje (22/05) às 11h. De acordo com o Instituto, o acumulado possuía índices pluviométricos entre 30 a 60 mm/h, ou 50 e 100 mm/dia.
Além disso, existiam riscos potenciais de alagamentos, deslizamento de encostas e transbordamento de rios, especialmente nas áreas a seguir, desde que possuíssem cidades com tais áreas perigosas:
- Mata Pernambucana;
- Leste Alagoano;
- Agreste Pernambucano;
- Metropolitana de Recife.
É essencial que a população não tente enfrentar o mau tempo e observe atentamente as alterações nas encostas. Sempre que possível, é necessário desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia, e em caso de situação de inundação, os pertences devem ser protegidos em sacos plásticos.
O Instituto ainda libera uma lista na íntegra de todos os municípios afetados pelo acumulado de chuva. Para conferir, basta acessar o endereço do Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos para o Sul da América do Sul (Alert-AS).
Chuvas intensas em 30 municípios do estado do Pará, Roraima, Amazonas e Amapá
Já o segundo alerta do dia, referente às chuvas intensas, foi emitido às 10h06 de hoje (22/05), e só deve acabar a partir de amanhã (23/05), às 10h. Com base nos dados divulgados pelo Inmet, as chuvas também possuem volumes entre 30 e 60 mm/h, ou 50 e 100 mm/dia, bem como ventos intensos de velocidade entre 60 e 100 km/h.
Quanto aos riscos potenciais, é necessário tomar cuidado com cortes de energia elétrica, alagamentos, descargas elétricas e queda de galhos de árvores nas áreas definidas a seguir:
- Baixo Amazonas;
- Norte de Roraima;
- Norte Amazonense;
- Sul de Roraima;
- Sul do Amapá;
- Centro Amazonense.
Como de praxe, a lista de cidades atingidas pode ser conferida na íntegra no site do Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos para o Sul da América do Sul (Alert-AS).
Precauções em situações de risco
Durante períodos de mau tempo como os anunciados anteriormente, os moradores das áreas afetadas devem tomar alguns cuidados, e pensando nisso, o Inmet liberou uma série de recomendações que devem ser seguidas para evitar acidentes.
Em caso de rajadas de vento, a população não deve se abrigar debaixo de árvores, muito menos estacionar veículos perto de torres de transmissão e placas de propaganda, por conta do risco de queda e descargas elétricas. Da mesma forma, os aparelhos elétricos e quadro geral de energia devem ser desligados, para evitar curtos-circuitos ou a perda total.
Mais informações devem ser obtidas junto à Defesa Civil (telefone 199) ou ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).