Os cidadãos de cerca de 582 municípios brasileiros devem ficar atentos aos últimos alertas emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), referentes às chuvas intensas, acumulados de chuva e baixa umidade em diferentes regiões do país. As previsões, iniciadas entre ontem e hoje (15/05), só devem terminar no fim do dia ou amanhã (16/05).
Quanto às regiões afetadas, o instituto chama a atenção para áreas de estados como o Pará, Roraima, Amapá, Amazonas, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina. Para mais informações sobre as previsões, confira os dados coletados sobre os alertas abaixo.
Chuvas intensas em 38 cidades do estado do Pará, Roraima, Amapá e Amazonas
O primeiro alerta do dia foi emitido às 9h24, e se refere às chuvas intensas que atingem regiões como o Baixo Amazonas, Norte de Roraima, Sul do Amapá e Centro Amazonense. Iniciadas hoje (15/05), as passadas só devem terminar a partir de amanhã (16/05), às 10h.
Quanto aos riscos potenciais ocasionados pela previsão, o Inmet alerta a população para volumes pluviométricos entre 30 e 60 mm/h, ou 50 e 100 mm/dia, bem como ventos intensos de 60 e 100 km/h. Existem ainda riscos de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, descargas elétricas e alagamentos, especialmente para as áreas a seguir:
- Baixo Amazonas;
- Norte de Roraima;
- Norte do Amapá;
- Sul de Roraima;
- Sul do Amapá;
- Centro Amazonense.
Junto disso, o instituto ainda libera uma lista completa dos municípios que devem sofrer a ação das chuvas intensas. É possível conferi-la por meio do site do Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos para o Sul da América do Sul (Alert-AS).
Acumulado de chuva em 66 cidades do estado da Bahia
Já o segundo alerta do dia foi emitido ontem (14/05), e se refere a um acumulado de chuva que deve incidir em parte da região baiana até amanhã (16/05), às 10h. De acordo com o instituto, a previsão vem acompanhada de chuvas entre 30 a 60 mm/h, ou 50 e 100 mm/dia.
A população das áreas afetadas deve tomar cuidado com riscos como alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamento de rios, especialmente nas cidades de partes da Bahia como:
- Nordeste Baiano;
- Metropolitana de Salvador;
- Centro Norte Baiano;
- Sul Baiano;
- Centro Sul Baiano.
Mais informações sobre a previsão e uma lista na íntegra dos municípios atingidos pelo acumulado de chuvas podem ser acessados pelo site do Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos para o Sul da América do Sul (Alert-AS).
Baixa umidade em 304 cidades dos estados de Minas Gerais e São Paulo
Já na região sudeste a baixa umidade afeta uma área de cerca de 304 municípios até as 18h de hoje (15/05). Com grau de severidade marcado como “Perigo”, a umidade relativa do ar varia entre 20% e 12%, e existem riscos de incêndios florestais e à saúde no geral, como ressecamento de pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.
Com isso, o instituto recomenda que os moradores das regiões afetadas a seguir bebam muito líquido, evitem realizar atividades físicas de maior intensidade, evitem a exposição ao sol nas horas mais quentes do dia e usem hidratante para a pele, bem como umidifiquem o ambiente com regularidade:
- Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba;
- Campinas;
- Oeste de Minas;
- Sul/Sudoeste de Minas;
- Ribeirão Preto, Piracicaba;
- Vale do Paraíba Paulista;
- Macro Metropolitana Paulista;
- Campo das Vertentes;
- Araraquara;
- Sul Fluminense.
A lista completa de municípios afetados pela baixa umidade pode ser conferida no site do Alert-AS.
Baixa umidade em 174 cidades dos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo
Por fim, o último alerta da manhã, também referente à baixa umidade, deve atingir 174 cidades do Paraná, Santa Catarina e São Paulo até as 18h de hoje (15/05). Como informado anteriormente, a umidade relativa do ar varia entre 20% e 12%, e existe risco de incêndios florestais e à saúde.
Já as áreas afetadas, que podem ser conferidas na íntegra no site do Alert-AS, são as seguintes:
- Metropolitana de Curitiba;
- Oeste Catarinense;
- Sudeste Paranaense;
- Itapetininga;
- Centro Oriental Paranaense;
- Norte Central Paranaense;
- Litoral Sul Paulista;
- Norte Catarinense;
- Centro-Sul Paranaense;
- Norte Pioneiro Paranaense;
- Serrana.