Junho, o sexto mês do ano, traz consigo uma variedade de eventos e datas especiais no calendário, mas será que tem algum feriado nacional? Antes de responder é importante lembrar que este é o período em que as tradicionais festas juninas acontecem, sendo uma marca registrada do mês, especialmente nos estados do Nordeste.
Com efeito, as datas mais significativas são os dias de Santo Antônio, São João e São Pedro, que são celebrados com danças e pratos típicos como canjica, milho-cozido, pamonha, curau, quentão, entre outros. Felizmente, o junho ainda conta com uma oportunidade de dar uma pausa no trabalho. Continue lendo e entenda a seguir.
Junho terá feriado?
Junho possui uma variedade de datas comemorativas, mas nenhuma delas é feriado nacional. No entanto, em todo o país, no próximo dia 8, será celebrado o dia de Corpus Christi, que é considerado ponto facultativo em diversos lugares, como Curitiba, Salvador, Vitória, Porto Alegre, Maceió, Goiânia e Cuiabá.
O termo Corpus Christi deriva do latim e significa “Corpo de Cristo”. É uma festa cristã celebrada anualmente para afirmar a presença real de Jesus na Eucaristia, na qual o pão e o vinho se transformam no corpo e sangue de Cristo durante a Santa Missa.
Esta data visa honrar e adorar o sacramento da Eucaristia, considerado um dos principais pilares da fé católica. Durante essa festa, são realizadas procissões, missas solenes e atos de devoção em várias partes do mundo. No Brasil, os católicos decoram as ruas com tapetes feitos de materiais coloridos, criando imensas obras de arte com temas religiosos.
Preciso trabalhar ou não do dia de Corpus Christi?
No ponto facultativo do Corpus Christi, 8 de junho, a decisão de trabalhar ou não depende da empresa. No entanto, é comum que estados e municípios incluam a celebração no calendário oficial de feriados, a exemplo de lugares como Fortaleza (CE), Salvador (BA), Belo Horizonte (MG) e São Paulo (SP).
Em localidades onde não é feriado, empresas e funcionários podem negociar a folga e as formas de compensação de horas. Assim, o empregador pode optar por exigir que o colaborador compense a pausa em outros dias, exceto aos domingos, com um limite máximo de duas horas extras por dia. Por outro lado, a empresa pode oferecer uma folga sem a necessidade de compensação das horas não trabalhadas.
Já nos estados e municípios em que o Corpus Christi é considerado feriado oficial, os trabalhadores têm direito a uma dispensa obrigatória, exceto aqueles sob regimes especiais.
Principais datas comemorativas de junho
As principais datas comemorativas em junho são:
- Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho: iniciativa da ONU para refletir sobre a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável;
- Dia dos Namorados, 12 de junho: celebração da união dos casais, criada para impulsionar as vendas no mês;
- Início do Inverno, 21 de junho: solstício de inverno marca o começo da estação mais fria do ano;
- Dia de São João, 24 de junho: comemoração do santo festeiro das festas juninas, tradicionais no Brasil.
Próximos feriados do calendário nacional
Ainda restam cinco feriados nacionais e dois pontos facultativos após o Dia de Corpus Christi neste ano. São eles:
- 7/9, quinta-feira: Dia da Independência do Brasil (feriado nacional);
- 12/10, quinta-feira: Dia de Nossa Senhora Aparecida (feriado nacional);
- 28/10, sábado: Dia do Servidor Público (ponto facultativo);
- 2/11, quinta-feira: Dia de Finados (feriado nacional);
- 15/11, quarta-feira: Dia da Proclamação da República (feriado nacional);
- 25/12, segunda-feira: Natal (feriado nacional);
- 31/12, domingo: Véspera de Ano Novo (ponto facultativo após as 14h).