O alerta mais recente emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou sinais de perigo por conta da ocorrência de chuvas intensas até esta sexta-feira, 12 de maio, às 10h. Nesse sentido, serão afetadas cerca de 183 cidades na região Norte do país, em especial nos estados do Amazonas, Pará, Roraima e Amapá.
A previsão das autoridades é de que os riscos potenciais envolvam a precipitação entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia, com a presença de ventos intensos com velocidade máxima de 100 km/h e mínima de 60km/h. Além disso, existe o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos, enxurradas e descargas elétricas. Saiba mais informações a seguir:
ALERTA INMET: quais são as áreas afetadas pelas chuvas intensas?
- Nordeste Paraense;
- Marajó;
- Baixo Amazonas;
- Sudoeste Paraense;
- Norte de Roraima;
- Centro Amazonense;
- Norte do Amapá;
- Sudoeste Amazonente;
- Área Metropolitana de Belém;
- Sul Amazonense;
- Norte Amazonense;
- Sudeste Paraense;
- Sul de Roraima;
- Sul do Amapá.
Entre as cidades afetadas estão Abaetetupa, no Pará, Alto Alegre em Roraima e Alvarães no Amazonas. Para mais informações sobre os municípios atingidos pelo período de chuvas intensas acesse o site do alerta do Inmet na aba “Municípios”. Os cidadãos podem pesquisar mais informações pelo nome da região, estado ou código geográfico.
O que as autoridades orientam?
Em primeiro lugar, é fundamental manter as calhas e ralos limpos durante a época de chuva, pois isso auxiliar o escoamento e evita a ocorrência de alagamentos. Dessa mesma maneira, deve-se manter as calçadas limpas e os bueiros desobstruídos, para auxiliar no despejo da água da chuva e proteger as residências das enxurradas.
As autoridades orientam os cidadãos a entrar em contato com a Prefeitura para se informar sobre as áreas de risco nos municípios, assim como acessar outras orientações e informações acerca desse período. Além disso, é possível obter ajuda e solicitar atendimento para a Defesa Civil, pelo telefone 199, e para o Corpo de Bombeiros, no telefone 193.
Na sua residência ou imóvel comercial, desligue todos os aparelhos da eletricidade, se for possível, assim como o quadro geral de energia e o registro de água. Aguarde a normalização do clima para reconectar esses aparelhos, tomando cuidado com os vazamentos e infiltrações.
Para proteger os documentos e bens de valor, é importante colocá-los em sacolas plásticas e deixá-los guardados em locais altos, como armários e estantes. Nesse ponto, indica-se que as pessoas não entrem em contato com a água de alagamentos ou enxurradas, pois pode estar contaminada e provocar doenças graves.
Por conta disso, evite atravessar as ruas alagadas, mesmo que esteja com o seu veículo. Em alguns casos, a força da enxurrada poderá arrastar você e o automóvel, causando acidentes. De preferência, procure abrigo em um lugar seco e alto enquanto aguarda a precipitação cessar, tomando cuidado para não se abrigar ou estacionar perto de árvores, torres de transmissão ou placas de propaganda.
Essas estruturas podem cair por conta da intensidade das chuvas e dos ventos, como acontece com os galhos das árvores nos postes e centrais de energia elétricas. Caso você seja proprietário de um imóvel que possua árvores plantadas na calçada, solicite a poda para prevenir acidentes durante a época de chuvas.