De acordo com o alerta emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia, através do Ministério da Agricultura e Pecuária e do Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos (Alert-AS), existe o perigo de chuvas intensas. Mais especificamente, o fenômeno atingirá cerca de 49 municípios na região Norte do país entre hoje e amanhã, 10 de maio, até 10h da manhã.
Nesse sentido, estima-se que haverão chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia, além de ventos intensos que podem chegar a 100 km/h. Por conta disso, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, descargas elétricas e alagamentos. Sobretudo, os cidadãos devem tomar as medidas preventivas e protetivas durante esse período. Saiba mais informações a seguir:
Alerta Inmet: quais são as áreas afetadas?
- Marajó;
- Baixo Amazonas;
- Norte de Roraima;
- Norte do Amapá;
- Norte Amazonense;
- Sul de Roraima;
- Sul do Amapá;
- Centro Amazonense.
Quais são os municípios atingidos por chuvas intensas?
- Afuá (PA);
- Alenquer (PA);
- Almeirim (PA);
- Alto Alegre (RR);
- Amajari (RR);
- Amapá (AP);
- Barcelos (AM);
- Boa Vista (RR);
- Bonfim (RR);
- Calçoene (AP);
- Cantá (RR);
- Caracaraí (RR);
- Caroebe (RR);
- Chaves (PA);
- Curuá (PA);
- Cutias (AP);
- Faro (PA);
- Ferreira Gomes (AP);
- Gurupá (PA);
- Iracema (RR);
- Itaubal (AP);
- Laranjal do Jari (AP);
- Macapá (AP);
- Mazagão (AP);
- Monte Alegre (PA);
- Mucajaí (RR);
- Nhamundá (AM);
- Normandia (RR);
- Novo Airão (AM);
- Óbidos (PA);
- Oiapoque (AP);
- Oriximiná (PA);
- Pacaraima (RR);
- Pedra Branca do Amapari (AP);
- Porto Grande (AP);
- Pracuúba (AP);
- Prainha (PA);
- Presidente Figueiredo (AM);
- Rorainópolis (RR);
- Santa Isabel do Rio Negro (AM);
- Santana (AP);
- São João da Baliza (RR);
- São Luiz (RR);
- São Sebastião do Uatumã (AM);
- Serra do Navio (AP);
- Tartarugalzinho (AP);
- Uiramutã (RR);
- Urucará (AM);
- Vitória do Jari (AP).
Para mais informações sobre os municípios e áreas atingidas pelas chuvas intensas, acesse o site do alerta emitido pelo Inmet.
Quais são as orientações das autoridades?
Em primeiro lugar, recomenda-se que os cidadãos localizados nessas regiões citadas anteriormente entrem em contato com a Prefeitura para se informar se a residência está inserida em área de risco, em especial por conta dos alagamentos e deslizamentos. Neste caso, pode-se solicitar instruções específicas sobre abrigos, proteção da casa e orientações estabelecidas pelo poder público.
Além disso, pode-se entrar em contato com a Defesa Civil no telefone 199 e com o Corpo de Bombeiros no telefone 193 para mais informações, instruções e solicitação de assistência. As autoridades orientam os cidadãos a manter os aparelhos elétricos desligados, assim como o quadro geral de energia e o registro de água dos imóveis para evitar acidentes domésticos.
Os cidadãos devem evitar o contato com a água das chuvas, tanto no caso dos alagamentos quanto das enxurradas, pois a água pode estar contaminada e transmitir doenças. Desse mesmo modo, não se deve tentar atravessar as ruas durante as chuvas intensas, mesmo que esteja com um veículo, porque a força da enxurrada poderá arrastar a pessoa para outras direções e causar acidentes graves.
Nos casos de rajadas de ventos evite se abrigar debaixo das árvores por conta do risco de queda e descargas elétricas, principalmente perto dos postes de energia elétrica e centrais de eletricidade nas ruas. Ademais, não se deve estacionar os veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda por conta de possíveis quedas.
Procure abrigo em locais altos até que a chuva passe, mantendo consigo os documentos e bens de valor mais importantes.