PERIGO: chuvas intensas em mais de 90 cidades em todo o país, alerta Inmet

O alerta Inmet dessa segunda-feira informa sobre a ocorrência de chuvas intensas em mais de 90 cidades do país, com sinal laranja indicando perigo. Os moradores das áreas afetadas devem atender às orientações das autoridades locais.

O novo alerta emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia estabeleceu um sinal laranja, indicando perigo por conta das chuvas intensas. Mais de 90 cidades em todo o Brasil serão afetadas, com risco de alagamentos, descargas elétricas, corte de energia elétrico e queda de galhos de árvores por conta da precipitação.

continua depois da publicidade

Através do Ministério da Agricultura e Pecuária, o  Centro Virtual para Aviso de Eventos Meteorológicos Severos para o Sul da América do Sul (Alert-AS) prevê que o risco se estenderá até amanhã, 9 de maio, às 10h. Em específico, espera-se que a chuva fique entre 30 e 600 mm/h ou 50 a 100 mm/dia, com ventos intensos chegando a 100 km/h. Saiba mais informações a seguir:

Quais são as áreas afetadas?

    Leia também
  • Centro Amazonense
  • Sudoeste Amazonense
  • Norte Mato-grossense
  • Sul Amazonense
  • Sudoeste Paraense
  • Norte Amazonense
  • Vale do Acre
  • Madeira-Guaporé
  • Sul de Roraima
  • Baixo Amazonas
  • Vale do Juruá
  • Leste Rondoniense

Para mais informações sobre os municípios atingidos pelas chuvas, acesse o alerta do Inmet no site.

O que orientam as autoridades?

1) Como se prevenir?

A princípio, os cidadãos devem procurar a Prefeitura para saber se a residência está inserido em uma área de risco. Ademais, o período de chuvas demanda que os moradores mantenham as calhas, ralos e bueiros na calçada limpos para auxiliar no escoamento. Por conta disso, é necessário tomar cuidado com o descarte de lixo para evitar entupimentos nas bocas de lobo.

continua depois da publicidade

Considere solicitar a poda ou o corte de árvores caso você tenha exemplares plantados em sua calçada, principalmente perto dos fios de energia elétrica ou os postes de eletricidade da rua. Preste atenção se houver situação de risco de queda.

2) O que fazer antes das chuvas intensas?

Nos casos em que houver risco de inundações ou enxurradas na região onde você mora, coloque os documentos e demais bens de valor em sacolas plásticas bem fechadas. Deixe esses itens em locais protegidos e de fácil acesso, de preferência em pontos mais altos de armários e estantes. Lembre-se que você pode precisar acessar esses materiais em caso de evacuação.

continua depois da publicidade

Se possível, deixe os móveis e utensílios em locais altos para protegê-los da chuva ou eventual invasão da água na residência. Desligue todos os aparelhos elétricos da tomada, bem como o quadro geral de energia e feche o registro geral de entrada de água. Ao longo do dia, observe o nível de subida da água, mesmo durante a noite.

Para se proteger nos casos de eventuais quedas de energia, mantenha sempre lanternas e pilhas em boas condições de uso guardadas em um local acessível. Evite adotar as velas e lamparinas por conta do risco de incêndio. Caso seja emitido um alerta de deslizamento na região onde você mora, observe a ocorrência de rachaduras no terreno ou nas paredes.

3) O que fazer durante?

Quando começarem as chuvas intensas, feche bem as portas e janelas para proteger a residência, os bens e os moradores. Se ocorrerem vendavais, precipitação de granizo ou descargas elétricas, observe as recomendações específicas para esse tipo de ameaça. Em todas as situações, auxilie as crianças, idosos e pessoas que possuem dificuldade para se locomover.

continua depois da publicidade

Acima de tudo, recomenda-se evitar o contato com a água no caso de enxurrada e alagamento, pois pode estar contaminada e causar doenças. Evite atravessar as ruas alagadas, ainda que esteja com o seu automóvel, pois a força da enxurrada pode arrastar você e o veículo de maneira perigosa.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade