O novo alerta emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) sinaliza a ocorrência de chuvas intensas em 584 municípios na região Norte e Sul do país, com base na Central Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos (Alert-AS). A previsão é que os eventos se estendam até amanhã, 5 de maio, às 10h.
Com alerta laranja sinalizando perigo, espera-se chuvas entre 30 e 60 mh/h ou 50 a 100 mm/dia, com ventos intensos chegando a 100 km/h. Nesse caso, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos, enxurradas e descargas elétricas. Por isso, os moradores das áreas afetadas devem seguir as orientações das autoridades. Saiba mais informações a seguir:
ALERTA INMET: quais são as áreas afetadas pelas chuvas intensas?
1) Chuvas intensas em 125 municípios da Região Norte do País
- Nordeste Paraense;
- Marajó;
- Baixo Amazonas;
- Sudoeste Paraense;
- Centro Amazonense;
- Norte do Amapá;
- Metropolitana de Belém;
- Norte Amazonense, Sul Amazonense;
- Sul de Roraima;
- Sudoeste Amazonense;
- Sul do Amapá.
Para mais informações sobre o alerta e para consultar quais são as cidades atingidas nessa região, acesse o link do aviso oficial do INMET.
2) Chuvas intensas em 459 municípios da Região Sul do país
- Serrana;
- Oeste Catarinense;
- Vale do Itajaí;
- Noroeste Rio-grandense;
- Grande Florianópolis;
- Nordeste Rio-grandense;
- Norte Catarinense;
- Sul Catarinense;
- Metropolitana de Porto Alegre.
Para consultar mais informações e quais são as cidades atingidas nessa região, acesse o link do aviso oficial do INMET.
Quais são as orientações para as chuvas intensas?
Com base nas recomendações federais, organizadas em manual pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, existem algumas medidas que podem ser adotadas pelos cidadãos nos casos de chuvas intensas. Por definição, esse fenômeno é caracterizado com base no registro de um grande volume de água precipitado em um curto espaço de tempo.
Em primeiro lugar, as medidas preventivas orientam os cidadãos a buscar a Prefeitura para se informar se a sua residência está inserida em uma área de risco. Nesse período de chuvas, é importante manter as calhas e ralos limpos, pois isso facilita no escoamento e evita sobrecarga de resíduos na estrutura da casa. Do mesmo modo, deve-se limpar as calçadas para evitar obstrução nos bueiros e bocas de lobo.
Se houver uma árvore na sua rua ou calçada, solicite a poda e considere cortá-la, principalmente se estiver próxima de fios de energia elétrica. Na ocorrência de chuvas intensas, é possível que haja quedas e acidentes por conta dos galhos. No geral, o INMET orienta que as pessoas evitem estacionar ou se proteger perto de árvores, assim como placas de propaganda e postes de energia.
Caso a sua residência esteja inserida em uma zona de risco, se organize antecipadamente para evitar danos mais graves. Considere separar os documentos e bens de valor em sacolas plásticas e deixá-las em partes mais altas, como armários, para protegê-los da chuva. Faça o mesmo procedimento com os móveis ou com roupas, panos e toalhas que podem auxiliar na limpeza depois.
Observe o nível de subida da água na rua, mesmo durante a noite, para garantir que não haverá invasão da enxurrada na sua residência. Em todos os casos, recomenda-se desligar todos os aparelhos elétricos e eletrodomésticos das tomadas, assim como o quadro de energia e o registro geral de água da casa para evitar traumas elétricos e acidentes.
Por fim, entre em contato com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros para mais informações, dicas preventivas e suporte caso necessário.