Cientistas revelam imagem inédita de buraco negro emitindo jato de matéria

A descoberta ajuda os cientistas a entenderem melhor como os buracos negros são capazes de lançar jatos tão energéticos.

Uma equipe internacional de cientistas capturou pela primeira vez uma imagem sem precedentes de um buraco negro supermassivo. Pela primeira vez, uma fotografia foi tirada mostrando como o buraco negro ejeta um poderoso jato de matéria ao seu redor.

continua depois da publicidade

É um fenômeno cósmico misterioso que nunca foi retratado em uma imagem, pelo menos não sem que seja apreciado tanto um buraco negro quanto o jato de matéria que ele emite de seus arredores.

Imagem inédita do buraco negro M87

A maioria das galáxias tem um buraco negro supermassivo em seu centro, que, embora sejam famosos por engolir tudo e nada escapar de seu interior, são capazes de lançar poderosos jatos de matéria que se estendem além de sua própria vizinhança galáctica. Precisamente esta imagem demonstra como a base do jato está conectada com a matéria que orbita ao seu redor.

Leia também

O protagonista do fenômeno se encontra na galáxia Messier 87 (M87), localizada a cerca de 55 milhões de anos-luz da Terra, além das constelações de Virgem e Leão. Ela abriga um imenso buraco negro 6.500 milhões de vezes mais massivo que o nosso Sol e que é famoso por ser o primeiro modelo fotografado pela ciência.

continua depois da publicidade

Este evento singular foi capturado em 2018, graças à colaboração de um grupo de 14 radiotelescópios posicionados ao longo de toda a órbita da Terra em perfeita coordenação, o suficiente para poder identificar esses fenômenos astronômicos. Este é o mesmo grupo que obteve a primeira imagem de Sagitarius A, o buraco negro supermassivo que vive no centro da nossa galáxia, a Via-Láctea.

Observações anteriores desta galáxia conseguiram obter imagens da região próxima ao buraco negro e seu jato de matéria separadamente, mas nunca juntos. A imagem foi publicada na revista científica Nature.

continua depois da publicidade

"Agora, ao mostrar a região ao redor do buraco negro e do jato ao mesmo tempo, já temos a imagem completa", acrescenta Jae-Young Kim, da Kyungpook National University (Coreia do Sul) e do Max Planck Institute for Radio Astronomy.

O que a imagem do buraco negro revela?

Embora os buracos negros tenham um campo gravitacional tão forte que aprisiona até mesmo a luz, é um mistério como eles acumulam matéria para ejetá-la em um poderoso jato.

A imagem mostra como o jato emerge perto da antiga estrela, que é o que a comunidade astronômica chama de sombra do buraco negro. À medida que a matéria orbita a região próxima a ela, ela se aquece e emite um brilho intenso. O buraco negro dobra e retém parte dessa luz, criando uma estrutura em torno de si que, vista da Terra, tem a forma de um anel.

continua depois da publicidade

O tempo e a localização de todos os telescópios foram cruciais para obter esta imagem histórica. A posição adequada desses instrumentos nos quatro pontos cardeais é necessária para cobrir todos os ângulos necessários para tirar a foto.

O que são buracos negros?

Buracos negros são regiões do espaço-tempo com uma força gravitacional tão intensa que nada, nem mesmo a luz, pode escapar de sua atração. Eles são formados quando uma grande estrela esgota todo o seu combustível nuclear e entra em colapso sob sua própria gravidade, criando um objeto extremamente denso e compacto.

A força gravitacional de um buraco negro é tão forte que ele distorce o espaço e o tempo ao seu redor, criando uma região de evento, ou ponto de não retorno, além do qual nada pode escapar. Tudo o que entra nele é esmagado em sua singularidade, um ponto de densidade infinita que fica no seu núcleo.

Os buracos negros são objetos extremamente fascinantes e ainda não completamente compreendidos pela ciência. Eles têm sido objeto de muitos estudos teóricos e observacionais, sendo uma das investigações mais ativas da astrofísica atualmente.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade