Novo RG: Conheça as mudanças, como solicitar e prazos para atualização

O novo RG traz avanços significativos na identificação civil brasileira, tornando o documento mais seguro e acessível, reduzindo a burocracia e facilitando o acesso a serviços públicos.

O novo RG, chamado de Carteira de Identificação Nacional (CIN), tem como finalidade simplificar e unificar as informações dos cidadãos brasileiros, proporcionando praticidade e segurança.

continua depois da publicidade

A CIN pode ser emitida nos Institutos de Identificação dos Estados e do Distrito Federal. Todavia, apenas quatro estados (Acre, Alagoas, Mato Grosso e Santa Catarina) estão completamente prontos para emitir o documento, enquanto os outros estão em fase de implementação ou testes.

Vale lembrar que o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos estabeleceu 6 de novembro de 2023 como prazo limite para que todos os estados se ajustem e comecem a oferecer a CIN. Saiba mais sobre o novo RG e como solicitar abaixo.

Quais as mudanças no novo RG?

Leia também

O objetivo do novo RG é unificar o documento de identificação, permitindo sua validade em todo o país. Desse modo, a CIN terá o CPF como número identificador e incluirá informações como:

continua depois da publicidade
  • Nome completo;
  • CPF;
  • Data de nascimento;
  • Nacionalidade ou naturalidade;
  • Nomes dos pais;
  • Assinatura do cidadão (opcional em casos de analfabetismo, deficiência ou perda de função momentânea);
  • Órgão expedidor;
  • Local e data de emissão;
  • QR Code para validação eletrônica;
  • Tipo sanguíneo e doação de órgãos.

A CIN será emitida em versão digital, mas também estará disponível em papel. Inclusive, ela poderá ser utilizada em países do Mercosul, utilizando um código de padrão internacional chamado MRZ, o mesmo usado em passaportes.

Porém, para outras nações fora do Mercosul, o passaporte continuará sendo o único documento aceito. Além disso, a CIN terá validade variável conforme a faixa etária: 5 anos para pessoas de 0 a 12 anos, 10 anos para pessoas de 12 a 60 anos e tempo indeterminado para pessoas acima de 60 anos.

continua depois da publicidade

É obrigatório solicitar a CIN?

Embora a CIN já esteja sendo emitida, é importante destacar que o RG antigo continuará em vigor até o dia 28 de fevereiro de 2032. Depois disso, o novo RG será o único documento de identificação válido para os cidadãos brasileiros.

Segundo o governo federal, a CIN terá duas opções de emissão: uma versão física e outra digital, ambas com o mesmo nível de segurança e layout. A versão impressa será produzida em papel ou policarbonato e voltada para aqueles que não dispõem de acesso à internet, smartphones ou computadores.

Por outro lado, a versão digital estará disponível no aplicativo gov.br, mas só poderá ser emitida após a obtenção da versão física. Para verificar a autenticidade da CIN, um QR Code estará presente no documento e poderá ser lido por qualquer pessoa, o que facilita saber se ela foi roubada ou extraviada.

continua depois da publicidade

Como solicitar a nova Carteira de Identidade Nacional?

Para solicitar a nova Carteira de Identidade Nacional, é necessário comparecer pessoalmente nos Institutos de Identificação dos Estados e do Distrito Federal com certidão de nascimento ou casamento, RG ou CNH e CPF regular, sendo que a primeira via e renovações são gratuitas e a segunda via tem valor variável por estado.

Até fevereiro deste ano, segundo informações divulgadas pelo Governo Federal, cerca de 200 mil CINs foram emitidas em papel e mais de 175 mil foram baixadas em formato digital.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade