As chuvas seguem sem dar trégua em várias regiões do país. Hoje (24/04), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou novos alertas de passadas intensas em cerca de 142 cidades, nas regiões norte, nordeste e uma pequena parte do sudeste. Com grau de severidade marcado como “Perigo”, é essencial que a população das áreas atingidas tome os devidos cuidados para evitar acidentes por conta do mau tempo.
Nesse sentido, os temporais devem afetar estados como o Amazonas, Acre, Roraima, Pará, Rondônia, Amapá, Bahia, Espírito Santo e uma pequena parcela de Minas Gerais. Para entender mais sobre as previsões, confira os alertas abaixo.
Chuvas intensas em 75 cidades do Acre, Roraima e Amazonas
O primeiro alerta do dia foi publicado às 9h32, e é provável que as chuvas só terminem amanhã (25/10), às 10h. Com base nas informações dispostas pelo Inmet, as passadas devem alcançar volumes entre 30 e 60 mm/h, ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos de velocidade entre 60 e 100 km/h.
Quanto aos riscos potenciais, existe a possibilidade das regiões atingidas passarem por corte de energia elétrica, alagamentos, descargas elétricas e queda de galhos de árvores, especialmente nas áreas a seguir:
- Vale do Acre;
- Norte de Roraima;
- Centro Amazonense;
- Sudoeste Amazonense;
- Norte Amazonense;
- Sul Amazonense;
- Sul de Roraima;
- Vale do Juruá;
- Baixo Amazonas;
- Madeira-Guaporé.
De modo que a população possa se manter informada, o Inmet ainda libera uma lista de todos os municípios afetados pelas chuvas na íntegra. É possível conferi-la no site do Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos para o Sul da América do Sul (Alert-AS).
Chuvas intensas em 17 cidades do Pará e Amapá
Já o segundo alerta do dia, publicado às 9h37, se refere às chuvas intensas que atingem parte do Pará e Amapá. A previsão também só deve terminar a partir de amanhã (25/10), às 10h. Os índices pluviométricos para a região seguem entre 30 e 60 mm/h, ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos de velocidade entre 60 e 100 km/h.
Já os riscos de corte de energia elétrica, alagamentos, descargas elétricas e queda de galhos de árvores devem aumentar para as áreas a seguir, especificadas no site do Alert-AS:
- Baixo Amazonas;
- Norte do Amapá;
- Marajó;
- Sul do Amapá.
Chuvas intensas em 50 cidades da Bahia e Espírito Santo
Por fim, o último alerta de chuvas intensas desta manhã foi publicado às 9h51, e as chuvas também só devem terminar a partir de amanhã (25/04), às 10h. Afetando com severidade o litoral baiano, os mesmos volumes informados nos outros alertas devem ser de conhecimento da população.
Já os riscos de alagamentos, descargas elétricas, queda de galhos de árvores e corte de energia elétrica são para as seguintes regiões, que podem ser conferidas na íntegra no site do Alert-AS:
- Sul Baiano;
- Litoral Norte Espírito-santense;
- Centro Sul Baiano;
- Vale do Mucuri;
- Jequitinhonha.
Precauções em situações de risco
O instituto libera diariamente novos alertas para chuvas, tempestades e outros fenômenos que possam influenciar a população de forma negativa. Junto disso, são publicadas também uma série de instruções para lidar com o mau tempo, que devem ser seguidas em caso de risco.
Caso haja rajadas de vento, por exemplo, os moradores não devem se abrigar debaixo de árvores, por conta do risco de queda e descarga elétrica. Da mesma forma, não é recomendado estacionar veículos perto de torres de transmissão e placas de propaganda. Quando possível, os aparelhos elétricos ou quadro geral de energia devem ser desligados, para não sofrerem curtos-circuitos.
Mais informações podem ser obtidas junto ao Corpo de Bombeiros, no número 193, ou à Defesa Civil, no número 199.