O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou recentemente novos alertas para chuvas intensas em cerca de 90 cidades do norte do país. Com grau de severidade marcado como “Perigo”, as passadas só devem terminar a partir de amanhã (21/04). Junto disso, as regiões sul e sudeste ainda passam por quedas de temperatura, previsão anunciada ontem (19/04).
Com base nas informações do instituto, as chuvas devem afetar os estados do Acre, Amazonas, Amapá, Pará e uma pequena parcela do Maranhão. Já São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná passam por declínio de temperatura. Confira mais informações a respeito das previsões abaixo.
Chuvas intensas em 39 cidades do Acre e Amazonas
O primeiro alerta do dia, referente às chuvas intensas, foi anunciado às 9h59, e é provável que as passadas só terminem a partir de amanhã (21/04), às 1oh. De acordo com o Inmet, são estimados volumes entre 30 e 60 mm/h, ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos de velocidade entre 60 e 100 km/h.
Igualmente, existem riscos potenciais de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, descargas elétricas e alagamentos, especialmente nas regiões a seguir:
- Centro Amazonense;
- Sudoeste Amazonense;
- Norte Amazonense;
- Sul Amazonense;
- Vale do Juruá;
- Vale do Acre.
Além das áreas afetadas, o Inmet libera uma lista completa dos municípios que devem sofrer a ação das chuvas intensas. É possível conferi-la por meio do site do Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos para o Sul da América do Sul (Alert-AS).
Chuvas intensas em 51 municípios do Amapá, Pará e Maranhão
Já o segundo alerta do dia, emitido às 10h01, se refere às chuvas que afetam parte da região norte e nordeste, em 51 municípios. Assim como no primeiro aviso, os índices pluviométricos variam entre 30 e 60 mm/h, ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos de velocidade entre 60 e 100 km/h.
Por sua vez, os mesmos riscos especificados acima de corte de energia elétrica, alagamentos, descargas elétricas e queda de galhos de árvores são observados nas áreas a seguir, lembrando que a lista de municípios na íntegra pode ser conferida por meio do site do Alert-AS:
- Marajó;
- Norte do Amapá;
- Nordeste Paraense;
- Norte Maranhense;
- Oeste Maranhense;
- Metropolitana de Belém;
- Sul do Amapá.
Dois alertas de queda de temperatura no Sul e Sudeste
O Inmet publicou um aviso a respeito de quedas de temperatura nas regiões sul e sudeste na manhã de ontem (19/04). Por sua vez, enquanto a previsão só deve terminar no sábado (22/04) às 9h para a região sul, para o sudeste, estima-se que o declínio de temperatura dure até amanhã (21/04) às 18h. O mau tempo afeta cerca de 1,2 mil cidades.
Com base nas informações do instituto, são avaliados riscos à saúde, visto que a queda é maior que 5 °C. Em caso de emergência, os moradores das áreas afetadas a seguir da região sul devem contatar a Defesa Civil, no telefone 199. A lista completa dos municípios pode ser acessada no site do Alert-AS:
- Norte Pioneiro Paranaense;
- Serrana;
- Oeste Catarinense
- Sudoeste Rio-grandense;
- Metropolitana de Curitiba;
- Vale do Itajaí;
- Noroeste Rio-grandense;
- Grande Florianópolis;
- Centro Ocidental Rio-grandense;
- Centro Ocidental Paranaense;
- Metropolitana de Porto Alegre;
- Noroeste Paranaense;
- Norte Central Paranaense;
- Sudeste Rio-grandense;
- Sudoeste Paranaense;
- Oeste Paranaense;
- Nordeste Rio-grandense;
- Sudeste Paranaense;
- Centro Oriental Paranaense;
- Norte Catarinense;
- Sul Catarinense;
- Centro Oriental Rio-grandense;
- Centro-Sul Paranaense.
No caso da região sudeste, as áreas afetadas são as seguintes, e a lista completa também pode ser conferida no endereço do Alert-AS:
- Metropolitana de Curitiba;
- Itapetininga;
- Litoral Sul Paulista;
- Metropolitana de São Paulo;
- Macro Metropolitana Paulista;
- Centro Oriental Paranaense.