Nesta sexta-feira (21), será celebrado mais um feriado nacional, em referência ao dia da morte do inconfidente Joaquim José da Silva Xavier, conhecido como Tiradentes, e considerado um herói da Pátria. Mas os bancos vão abrir nesta data?
Conforme a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o ano de 2023 terá onze feriados bancários, além de três dias com horários de funcionamento diferenciados, incluindo o dia 29 de dezembro, que é o último dia útil do ano, e não terá atendimento ao público nas agências.
As datas que ainda restam como feriado bancário são as seguintes:
- 1º de maio, segunda-feira: Dia do Trabalho;
- 8 de junho, quinta-feira: Corpus Christi;
- 7 de setembro, quinta-feira: Independência do Brasil;
- 12 de outubro, quinta-feira: Nossa Senhora Aparecida;
- 2 de novembro, quinta-feira: Dia de Finados;
- 15 de novembro, quarta-feira: Proclamação da República;
- 25 de dezembro, segunda-feira: Natal.
Bancos vão abrir no feriado de Tiradentes?
Segundo o calendário da Febraban, as agências bancárias não funcionarão na sexta-feira, 21 de abril. No entanto, é importante lembrar que algumas movimentações na conta podem ser realizadas através dos canais de autoatendimento, site, aplicativo e internet banking disponibilizados pelos bancos.
Vale destacar que as faturas de serviços públicos, como energia elétrica e água, que têm vencimento em feriados, podem ser quitadas no primeiro dia útil subsequente sem qualquer cobrança de juros ou multas.
As agências dos Correios vão abrir na próxima sexta-feira?
Os Correios também não funcionarão na próxima sexta-feira. Os endereços e horários de funcionamento das agências dos Correios podem ser consultados no site.
Os consumidores também podem acionar a Central de Atendimento dos Correios (CAC) por meio dos seguintes canais automatizados: site dos Correios, página do Fale Conosco e os telefones 0800 725 7282, 0800 725 0100 e 3003 0100.
Sobre o feriado de Tiradentes
Tiradentes foi o apelido de Joaquim José da Silva Xavier, um importante personagem histórico brasileiro. Ele nasceu em 12 de novembro de 1746, em uma família pobre em Minas Gerais, Brasil, durante o período colonial.
Tiradentes é conhecido principalmente por seu papel na Inconfidência Mineira, um movimento de caráter separatista e republicano que ocorreu no final do século XVIII, durante o período em que o Brasil era uma colônia de Portugal. Ele foi um dos líderes dessa conspiração, que buscava a independência de Minas Gerais do domínio português e a instauração de uma república na região.
Entretanto, a Inconfidência Mineira foi descoberta pelas autoridades coloniais portuguesas em 1789, e Tiradentes foi preso e acusado de traição. Ele foi condenado à morte na forca e teve seus bens confiscados.
Tiradentes foi executado em 21 de abril de 1792, no Rio de Janeiro. Seu corpo foi esquartejado e suas partes expostas em locais públicos para intimidar outros possíveis revoltosos.
No entanto, ao longo do tempo, ele se tornou um símbolo de luta pela independência e justiça, sendo considerado um herói nacional e uma figura importante na história do Brasil. Com efeito, hoje ele é lembrado como um exemplo de coragem, determinação e patriotismo, e sua memória perdura na cultura e na história do país.