Categorias: Notícia

Reino Unido ganha moedas comemorativas para a coroação do Rei Charles III

Moedas comemorativas seguem uma tradição secular da família real britânica e foram criadas para a coroação do novo monarca, o Rei Charles III.

A Casa da Moeda Real da Grã-Bretanha divulgou recentemente as moedas comemorativas para a coroação do Rei Charles III. Seguindo uma tradição importante da família real britânica, as moedas incluem os modelos de 50 pence e 5 libras.

As novas moedas foram criadas por designers convidados e devem estar à venda no final de abril, no dia 24. Nelas, o rei Charles III aparece de lado, usando uma antiga coroa da casa real dos Tudor.

Reino Unido ganha moedas comemorativas

A Casa da Moeda Real da Grã-Bretanha, também conhecida como The Royal Mint, anuncia moedas comemorativas para a coroação do Rei Charles III. O evento de oficialização do monarca está marcado para acontecer no dia 6 de maio.

Leia também

As moedas comemorativas serão de 50 pence (centavos de libra esterlina) e 5 libras. Na coleção está a primeira aparição do rei usando a coroa, resultado do trabalho do escultor britânico Martin Jennings.

Nela, Charles aparece de lado, usando a coroa Tudor, que fora destruída nos anos 1640. O rei aparece do lado oposto que a Rainha Elizabeth costumava aparecer nas moedas locais. Em outra ocasião, o mesmo escultor havia apresentado também a moeda com Charles sem coroa.

A moeda de 50 pences (centavos) foi criada pela designer da Royal Mint, Natasha Jenkins. Ela retrata uma representação da Abadia de Westminster, local designado para a coroação de Charles III, no mês de maio.

Circulação das moedas comemorativas

As moedas comemorativas criadas para a coroação do rei Charles III, de 5 libras, serão vendidas para colecionadores a partir do dia 24 de abril, de acordo com a The Royal Mint, a Casa da Moeda da Grã-Bretanha.

Já as moedas de 50 centavos de libra esterlina ficam disponíveis antes mesmo do fim de 2023. Dessa forma, elas serão distribuídas de acordo com a demanda da sociedade, dos bancos e de outros órgãos correspondentes.

Sendo assim, elas circulam em paralelo com outras 27 bilhões de moedas referentes à rainha Elizabeth II, ainda aceitas nas ruas britânicas. De acordo com a The Royal Mint, as moedas duram cerca de 20 anos em circulação, portanto ambas as moedas ainda ficarão por muito tempo em circulação.

Uma novidade, entretanto, será divulgada a partir do início de 2024. Para a ocasião, a casa da moeda britânica definiu que serão fabricadas moedas de 1 centavo a 2 libras, com a mesma imagem da moeda de 5 libras, com o rosto do rei Charles III.

Dessa forma, elas serão cunhadas de acordo com a necessidade em substituir moedas antigas, que sofreram com a ação do tempo e acabaram danificadas e desgastadas, além de cobrir também qualquer demanda extra que possa aparecer futuramente.

Detalhes nas moedas comemorativas

O retrato do monarca, concebido pelo escultor Martin Jennings, foi o primeiro do tipo criado pelo profissional. Acostumado a trabalhos maiores, este foi o menor trabalho do artista, que usou fotografias de Charles para criar a versão final da moeda. O rei, inclusive, aprovou a sua representação.

O retrato do rei foi criado a fim de dar uma aparência acessível a Charles, assim como a inscrição na moeda. Modelos antigos traziam os monarcas anteriores com o seu nome em latim. Mas nas novas moedas, a inscrição traz o nome Charles III, e não a versão do nome em latim, que seria Carolus.

Nesse sentido, a inscrição completa da moeda é “Charles III • D • G • REX • F • D • 5 POUNDS • 2022”, que pode ser traduzido para “Rei Charles 3º, pela graça de Deus, defensor da fé”. O outro lado da moeda, no entanto, mostra dois retratos da falecida rainha.

Todavia, as moedas serão cunhadas na The Royal Mint, localizada em Llantrisant, no País de Gales. A empresa mais antiga da Grã-Bretanha teve sua primeira moeda lançada ainda no século 9, no reinado de “Alfred, o Grande” – rei que defendeu a Inglaterra do ataque dos Vikings.