Detran promove mutirão de renovação da CNH neste sábado

No próximo sábado, o Detran promoverá um novo mutirão de renovação da CNH, com mais de 11 mil vagas para atender os condutores que precisam regularizar os documentos até o final do mês de abril.

No próximo sábado, 15 de abril, o Departamento Estadual do Trânsito de São Paulo (Detran-SP) promoverá um mutirão de renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Ao todo, serão oferecidas mais de 11 mil vagas pelo Poupatempo para atender os condutores que precisam regularizar o cadastro até o final do mês.

continua depois da publicidade

Neste ano, o Poupatempo realizou mutirões de renovação em todos os meses, atendendo mais de 56,7 mil cidadãos no estado de São Paulo. Os condutores que possuem o vencimento da CNH previsto para 2023 devem seguir o cronograma habitual de renovação, de acordo com os prazos estabelecidos em cada documento. Saiba mais informações a seguir:

Como funciona o mutirão de renovação da CNH do Detran?

Leia também

Por via de regra, quem tem a habilitação válida até abril deve renovar o documento no período máximo de 30 dias após a data de vencimento. Porém, a renovação pode ser realizada no prazo de 30 dias antes da data de vencimento, garantindo maior segurança aos condutores e evitando infrações de trânsito relacionadas ao documento.

Ademais, as carteiras de habilitação que venceram em agosto de 2022, mas tiveram o prazo de renovação estendido por conta da decisão do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) devem realizar a atualização do documento até o dia 30 de abril. Para realizar o agendamento é possível entrar em contato gratuitamente nos canais eletrônicos oficiais do Poupatempo.

continua depois da publicidade

Os cidadãos que optarem pela renovação simplificada devem atender aos procedimentos de maneira remota, tanto através do Poupatempo quanto diretamente nos canais do Detran de São Paulo. Ao longo do processo, basta realizar os passos do atendimento online, realizando o exame médico na clínica indicada pelo órgão responsável.

Posteriormente, o novo documento será enviado pelos Correios ao endereço que foi cadastrado no sistema do departamento de trânsito. Apesar disso, os condutores que possuem habilitação nas categorias C, D ou E devem realizar, com antecedência, o exame toxicológico nos laboratórios credenciados pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).

Segundo a legislação vigente, o exame possui prazo de validade de dois anos e meio para quem possui menos de 70 anos de idade e possui a mesma validade da habilitação para maiores de 70 anos de idade. Apesar disso, os condutores podem solicitar a alteração da categoria por meio dos canais digitais, também pelo processo de renovação simplificada.

continua depois da publicidade

Como é feita a renovação da CNH?

Como citado anteriormente, o primeiro passo da renovação da CNH é realização do exame médico e do exame toxicológico, com base na categoria do documento de cada condutor. Logo em seguida, deve-se preencher o formulário de renovação no site do Detran do seu estado, inserindo os dados atualizados para agendar um horário em um posto de atendimento.

Contudo, é necessário imprimir o protocolo para apresentá-lo no momento da renovação. Em todos os casos, deve-se comparecer ao local do atendimento com antecedência, portanto os documentos pessoais de identificação com foto que constem com os dados de CPF e RG, a carteira de habilitação atual e o comprovante de residência.

Depois da confirmação dos dados pelo departamento estadual de trânsito, o condutor deve realizar o exame médico de aptidão física e mental, cujos valores são negociados diretamente com a clínica indicada. Quando aprovado em ambos exames, o indivíduo será cobrado uma taxa de renovação, que varia de acordo com cada região.

continua depois da publicidade

Por fim, basta esperar até 7 dias úteis para o novo documento chegar em sua residência, ou então buscar no local de atendimento.

Leia também

Concursos em sua
cidade