A população de mais de 600 cidades deve se atentar ao último alerta liberado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), referente às tempestades que atingem parte das regiões sul, sudeste e centro-oeste do país. Marcado com grau de severidade “Perigo”, o aviso deve ser de conhecimento dos cidadãos, bem como os riscos potenciais ocasionados pela previsão.
Iniciadas hoje (13/04) pela manhã, as tempestades cobrem estados como o Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e só devem terminar a partir de amanhã (14/04), às 10h. Saiba mais sobre o alerta abaixo.
Tempestade em 643 cidades
As tempestades iniciadas na manhã de hoje possuem alertas para ventos costeiros, ressaca e onda de frio. Além disso, os temporais estão acompanhados de chuvas com volumes entre 30 e 60 mm/h, ou 50 e 100 mm/dia, bem como ventos intensos de velocidade entre 60 e 100 km/h.
Existem ainda riscos potenciais de queda de granizo, risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, alagamentos e queda de árvores, especialmente nas áreas especificadas a seguir:
- Oeste Catarinense;
- Leste de Mato Grosso do Sul;
- Noroeste Rio-grandense;
- Presidente Prudente;
- Centro Ocidental Paranaense;
- Noroeste Paranaense;
- Norte Central Paranaense;
- Sudoeste de Mato Grosso do Sul;
- Sudoeste Paranaense;
- Oeste Paranaense;
- Pantanais Sul Mato-grossense;
- Centro Norte de Mato Grosso do Sul;
- Centro-Sul Paranaense;
- Centro Ocidental Rio-grandense;
- Araçatuba, Sudoeste Rio-grandense;
- Assis;
- Norte Pioneiro Paranaense;
- Centro-Sul Mato-grossense.
Além das áreas afetadas, o Inmet libera uma lista completa dos municípios que devem sofrer a ação das tempestades. É possível conferi-la por meio do site do Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos para o Sul da América do Sul (Alert-AS).
Precauções em situações de risco
Com os altos índices de chuva e a frequência do mau tempo em regiões como o sul e centro-oeste do país, torna-se essencial que a população tome algumas providências para evitar acidentes mais sérios e prejuízos. Pensando nisso, o instituto liberou uma série de instruções que devem ser seguidas em caso de chuvas e tempestades.
Caso haja rajadas de vento, por exemplo, é essencial que os cidadãos não tentem se abrigar debaixo de árvores, por conta do alto risco de queda e descargas elétricas nos pontos. Motoristas não devem estacionar seus veículos perto de torres de transmissão ou placas de propaganda, justamente pelo mesmo motivo.
Sempre que possível, o ideal é desligar os aparelhos elétricos ou o quadro geral de energia, evitando assim curtos-circuitos ou prejuízos ainda maiores, como a perda total de eletrodomésticos por conta da instabilidade na rede elétrica.
Mais informações podem ser obtidas junto à Defesa Civil, no telefone 199, ou junto ao Corpo de Bombeiros, no telefone 193. Vale lembrar que o Inmet libera avisos sobre as previsões no Brasil inteiro diariamente, e para conferir mais sobre outros estados, basta acessar o portal e clicar na região de interesse.