No Hemisfério sul, o outono tem início com o equinócio, ocorrendo entre os dias 20 e 21 de março de cada ano. Durante esse período, conforme a previsão do tempo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as chuvas são menos frequentes, há instabilidade no clima e chegada de massas de ar frio que podem derrubar a temperatura em vários estados do Brasil.
No entanto, ainda é possível observar um volume considerável de chuvas nas áreas litorâneas do Nordeste e na Região Amazônica, especialmente se houver persistência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) mais ao sul de sua faixa de atuação. Veja a previsão para os próximos dias, segundo o Inmet.
Previsão do tempo indica frio e instabilidade no clima
Como mencionado no início, o outono é caracterizado pelas primeiras chegadas de massas de ar frio, provenientes do sul do continente, resultando em uma diminuição gradual das temperaturas, especialmente nos estados do Sul e em algumas regiões do Sudeste.
Outras características dessa estação são a redução da umidade relativa do ar e o aumento da incidência de ventos. A mudança nas condições meteorológicas durante o outono é um dos indicativos da transição entre as estações, trazendo consigo uma série de alterações no clima e na paisagem, que marcam a chegada dessa nova estação.
Esta mudança climática é atribuída a um sistema de altas pressões instalado no Sul e a duas frentes frias, uma das quais já se afasta do Sudeste, enquanto a outra deverá avançar sobre o Sul a partir de 30 de abril. Com isso, as temperaturas mais amenas devem prevalecer em grande parte do país ao longo desta semana e da próxima.
Temperatura cai em alguns estados
O Inmet prevê que nas regiões Sudeste e Sul, as temperaturas mínimas irão variar de 15 °C a 24 °C, podendo até cair abaixo de 12 °C na Serra Gaúcha e em Santa Catarina. Enquanto isso, o Norte, o Nordeste e partes do Centro-Oeste devem ter mínimas entre 22 °C e 26 °C durante as próximas duas semanas.
Apesar das temperaturas mais baixas, a previsão do tempo também indica que as máximas podem ultrapassar os 26 °C em muitas partes do Brasil. Como é característico da estação, isso ocasiona um efeito de manhãs mais frias e tardes mais quentes, principalmente nos estados do Centro-Sul.
O Inmet também prevê que, nos próximos dias, as temperaturas máximas podem ultrapassar os 30 °C em regiões do Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste, além de algumas áreas do Rio Grande do Sul e do Paraná.
Em outras partes do Brasil, os termômetros podem variar entre 26 °C e 30 °C, ou até abaixo de 22 °C em áreas da Bahia, sudeste de Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo.
Clima em maio
A partir de maio, a região central do país entra em seu período mais seco, segundo as últimas projeções do Inmet. A previsão indica que as temperaturas na maior parte da região ficarão acima da média, com exceção do leste do Mato Grosso do Sul, onde se espera uma leve queda nas temperaturas durante os meses de outono.
Embora a tendência geral seja que as temperaturas permaneçam próximas ou ligeiramente acima da média para a estação, o Inmet alerta que existe a possibilidade de entrada de massas de ar frio a partir de maio, principalmente nas áreas de maior altitude.
Por fim, o outono no Brasil também costuma ser marcado pelo surgimento de fenômenos climáticos adversos, como neblina nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste; geadas no Sul, Sudeste e Mato Grosso do Sul; geadas em áreas montanhosas e planaltos da Região Sul; e frio no sul da Região Norte, bem como no Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e sul de Goiás.