Os asteroides potencialmente perigosos são aqueles que têm uma órbita próxima à Terra, com o potencial de cruzar a órbita terrestre, apresentando uma possível ameaça de impacto no futuro. Inclusive um deles passará ‘perto’ do nosso planeta nesta quinta-feira, 13 de abril.
Esses asteroides são cuidadosamente monitorados por agências espaciais e observatórios ao redor do mundo, como parte dos esforços de detecção e vigilância de objetos próximos à Terra (Near-Earth Object – NEO).
Qual asteroide passará perto da Terra nesta quinta-feira?
O asteroide catalogado como ‘436774 (2012 KY3)’ passará perto da Terra nesta quinta-feira, com base em estimativas dos cientistas. Descoberto em 2012, o asteroide tem cerca de 1,2 mil metros de tamanho e sua trajetória e forma têm sido estudados desde então.
Os cálculos de sua trajetória e possíveis desvios foram feitos pelo Center for Near-Earth Object Studies (CNEOS) da NASA, que disponibiliza informações detalhadas sobre a distância entre a Terra e o objeto em seu site.
Para visualizar a passagem de asteroides próximos à Terra, incluindo o ‘436774 (2012 KY3)’, é possível usar a opção “View” no site do CNEOS para acessar uma projeção 3D manipulável da Terra, semelhante ao Google Earth.
A proximidade estimada do ‘2012 KY3’ em relação à Terra é de 4,66 milhões de quilômetros, o que pode parecer distante, mas é relativamente próximo em termos espaciais.
Como a Nasa pretende proteger a Terra de objetos espaciais potencialmente perigosos?
A NASA, juntamente com outras agências espaciais, elaborou uma estratégia internacional para proteger a Terra da ameaça de impacto de grandes asteroides. Um dos mais recentes testes de segurança planetária foi a missão DART, na qual o pequeno asteroide Dimorphos foi desviado com sucesso, segundo os pesquisadores responsáveis.
Dimorphos (grego para “duas formas”) é um corpo espacial parecido com uma lua de 160 metros de diâmetro que gira em torno de Didymos, de 780 metros de diâmetro, cujo nome significa “gêmeo” em grego. Eles foram selecionados pela NASA porque não representam nenhuma ameaça para a Terra.
Pela primeira vez na história da humanidade, uma tentativa foi feita para alterar a trajetória de um corpo celeste, com o objetivo de proteger nosso planeta de asteroides que possam causar extinções em massa, semelhantes ao evento que ocorreu há 66 milhões de anos e levou à extinção dos dinossauros.
O impacto DART, que significa Double Asteroid Redirection Test, ocorreu em 26 de setembro de 2022 e foi transmitido ao vivo. Essa nave não tripulada media quase o mesmo que uma geladeira ou uma máquina de venda automática de alimentos e custou mais de 330 milhões de dólares para ser construída.
Outros asteroides que passarão próximo da Terra em 2023
Alguns dos asteroides que se aproximarão da Terra, neste ano, são:
- Asteroide 349507 (2008 QY): este asteroide potencialmente perigoso tem um diâmetro estimado entre 519 e 1.199 metros e fará sua maior aproximação à Terra em 3 de outubro, chegando a 6,2 milhões de quilômetros do nosso planeta.
- Asteroide 363505 (2003 UC20): este é o maior asteroide que se aproximará da Terra em 2023, com um diâmetro estimado de cerca de 1,9 quilômetros, o que o torna duas vezes maior que o Burj Khalifa em Dubai, o edifício mais alto do mundo. Ele passará a aproximadamente 5,1 milhões de quilômetros da Terra em 2 de novembro.
- Asteroide 139622 (2001 QQ142): estimado ter um diâmetro entre 529 e 1.199 metros, tornando-se quase do mesmo tamanho que o Navy Pier de Chicago e duas vezes e meia mais alto que a Willis Tower, um arranha-céu considerado o mais alto da América do Norte. Ele passará perto da Terra em 6 de dezembro, a cerca de 5,4 milhões de quilômetros do nosso planeta.
Por fim, é importante ressaltar que, apesar desses asteroides serem considerados potencialmente perigosos, as chances de impacto com a Terra são baixas e não há motivo para preocupação.