O mês de abril traz consigo um verdadeiro show no céu, ou seja, vários eventos astronômicos que poderão ser observados, incluindo um eclipse solar visto apenas uma vez por século. No entanto, a primeira data que é importante prestar atenção é a do fenômeno Lua Rosa, que acontecerá nesta quinta-feira, 6 de abril, e que também corresponde à quarta lua cheia do ano.
Esse fenômeno não significa necessariamente que a Lua será tingida de rosa a olho nu. Na verdade, ele recebe esse nome desde o início da primavera no hemisfério norte, onde algumas plantas associadas a essa cor começam a florescer.
Além disso, é a primeira Lua cheia após o equinócio de outono no hemisfério sul. No entanto, a sua cor pode variar conforme as condições atmosféricas de cada cidade, embora nunca chegue ao rosa propriamente dito, mas sim a ligeiros tons de amarelo e laranja. Confira a seguir os outros eventos astronômicos que ocorrerão neste mês.
Show no céu: confira o calendário astronômico de abril
Quinta-feira/6 de abril: Lua Cheia ou “Lua Rosa”
Em algumas culturas do Hemisfério norte, a Lua Cheia de abril é chamada de “Lua Rosa”, embora, na verdade, não seja rosa. Simboliza a chegada da primavera e nasce logo após o pôr do sol, por volta das 18h30. A Lua estará mais brilhante durante toda a noite, cruzando o céu de um lado para o outro até se pôr no oeste ao amanhecer.
Para obter a melhor vista, tente admirá-la na primeira hora após o nascer do sol, quando está muito perto do horizonte. Os efeitos óticos podem fazê-la parecer maior devido à perspectiva com referências terrestres como prédios e árvores, e pode apresentar belas variações de tonalidade, como tons amarelados, alaranjados, avermelhados ou rosados devido à sua interação com a atmosfera e poluentes.
Domingo/16 de abril: Conjunção Lua-Saturno
O planeta anelado Saturno estará em conjunção com a Lua minguante, criando uma impressionante cena cósmica. No entanto, é necessário levantar cedo para apreciar este evento, pois a dupla sobe para o leste por volta das 3 da manhã e ficará visível até o amanhecer.
Assim, o melhor horário para ver o fenômeno é no início da manhã, quando a Lua e o planeta estarão mais altos no céu e os raios de sol ainda não começaram a iluminar o dia.
Quinta-feira/20 de abril: Eclipse Solar Híbrido (Total e Anelar)
Evento raro e rápido, o eclipse solar híbrido é assim chamado porque começa e termina como um eclipse anelar, isto é, em que há formação de um anel brilhante ao redor do Sol, mas tem um eclipse total no meio do caminho, dependendo do local de observação. Infelizmente não será visível no Brasil, mas agências espaciais, como a NASA, vão transmitir o fenômeno online para todos apreciarem.
Domingo/23 de abril: Pico da chuva de meteoros
Uma das mais bonitas chuva de meteoros de 2023 irá ocorrer de 15 a 29 de abril, com pico entre os dias 22 e 24. A intensidade será maior no Hemisfério norte, onde até 20 meteoros poderão ser visíveis por hora, enquanto no Brasil, em média, pode-se esperar a metade dessa estimativa por hora.
A probabilidade de avistamento será maior nas regiões mais ao norte do país. Dependendo das condições climáticas, será possível observar o fenômeno a olho nu, sem a necessidade de telescópios ou binóculos, em locais altos e com pouca iluminação.
Terça-feira/25 de abril: Conjunção da Lua, Marte e Vênus
Os planetas mais próximos da Terra, Marte e Vênus, estarão em conjunção com a Lua no final do mês, e serão visíveis a olho nu. Procure uma “luz” avermelhada com brilho fixo acima da Lua (Marte) e outra com brilho fixo abaixo (Vênus). O melhor horário para observação é logo após o pôr do sol, entre 18h30 e 20h, quando Vênus estará mais próximo do horizonte.