INMET: alerta de chuvas intensas em 262 municípios brasileiros

Chuvas intensas fazem com que INMET emita alerta para diversas áreas no país. Grau de severidade é o de “perigo”.

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta de chuvas intensas para 262 municípios do Brasil. O grau de severidade foi determinado como “perigo”. As chuvas devem cair a partir desta quarta-feira, dia 05 de abril.

continua depois da publicidade

Vale lembrar que o Instituto Nacional de Meteorologia é subordinado ao Ministério da Agricultura e Pecuária. Além de prestar serviços de alertas, o instituto também auxilia na produtores rurais com previsões e ainda oferece serviços para outras áreas do governo federal.

Chuvas no Norte, Centro-Oeste e Maranhão

Leia também

Moradores das regiões Norte e Centro-Oeste e parte do Maranhão, devem ficar de olho nos alertas do INMET. Ao todo, uma região que compreende 232 municípios contará com fortes chuvas. Confira a seguir as áreas:

Áreas Afetadas

Nordeste Paraense, Vale do Acre, Baixo Amazonas, Leste Rondoniense, Sudoeste Paraense, Centro Amazonense, Oeste Maranhense, Marajó, Metropolitana de Belém, Norte Mato-grossense, Sul Amazonense, Sudeste Paraense, Madeira-Guaporé, Sudoeste Amazonense, Sudoeste Mato-grossense, Norte Amazonense, Sul do Amapá.

continua depois da publicidade

Segundo o que foi estipulado pelo INMET, as chuvas intensas se darão no período abaixo:

  • Início: 05/04/2023 às 10h;
  • Fim: 06/04/2023 às 10h.

Os detalhes estão disponíveis no site do INMET.

Chuvas no Nordeste

Outra área que deve ser afetada é o litoral do Nordeste, nos estados do Rio Grande do Norte e no Ceará. Ao todo, 30 municípios devem ser afetados. Eles fazem parte das regiões abaixo:

Áreas Afetadas

  • Jaguaribe;
  • Oeste Potiguar;
  • Norte Cearense;
  • Central Potiguar;
  • Agreste Potiguar;
  • Leste Potiguar.

De acordo com o INMET, as chuvas devem começar a partir do dia 05 de abril e devem durar quase 24 horas. Veja a previsão:

  • Início: 05/04/2023 às 10h23;
  • Fim: 06/04/2023 às 10h.

Mais informações podem ser encontradas no site do INMET.

continua depois da publicidade

O que fazer em situações de risco?

O começo do outono é caracterizado por fortes chuvas no Brasil. Tempestades como as alertadas pelo INMET trazem perigo para moradores das áreas que são atingidas pela precipitação. Alagamentos e deslizamentos de terras são frequentes nesse tipo de situação. Por isso, alguns cuidados devem ser tomados por parte da população local.

Se a residência ficar em uma encosta, é recomendável que o morador saia do local com seus pertences mais valiosos e se abrigue em locais onde não há risco de deslizamentos. Caso a Defesa Civil tenha feito o alerta ou interditado a moradia, siga as instruções para evitar acidentes e possíveis fatalidades.

Em caso de tempestades com muitos raios, evite locais abertos e não se abrigue debaixo de árvores. Também evite corpos com água como lagos, rios e piscinas. Se estiver de carro, não estacione perto de torres de telecomunicação, placas de publicidade ou qualquer construção que possa atrair descargas elétricas.

continua depois da publicidade

Durante as tempestades há uma tendência de que o fornecimento de energia elétrica fique instável, podendo provocar curtos-circuitos e até a interrupção geral do serviço. Assim, é recomendado que a pessoa retire seus aparelhos eletrônicos das tomadas para evitar sobrecargas e a perda do objeto.

Vale lembrar que o telefone da Defesa Civil é o 199 e o dos Bombeiros é o 193. Ao tomar as precauções necessárias e seguir as instruções das autoridades competentes, vidas podem ser salvas.

Leia também

Concursos em sua
cidade