De acordo com o relato de alguns usuários, os golpes do Caixa Tem são notificados por meio de mensagens que aparecem no aplicativo no momento do cadastro, informando ao cidadão que o CPF apresentado já está sendo utilizado na plataforma. Porém, existem pessoas que descobrem sobre essa utilização indevida ao receberem notificações de dívidas em seu nome, então o que fazer?
Atualmente, o Caixa Tem é utilizado por mais de 105 milhões de brasileiros, pois se trata de uma forma mais prática de acessar os serviços da Caixa Econômica Federal. No entanto, as fraudes ideológicas e crimes de identidade estão acontecendo há anos, mas existem procedimentos a serem atendidos quando isso acontecer. Saiba mais informações a seguir:
O que fazer diante dos golpes do Caixa Tem?
Em primeiro lugar, uma forma de verificar se o seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) foi utilizado é tentar recuperar a senha no aplicativo, clicando em “Preciso de ajuda”. Caso nas próximas etapas apareça um e-mail de recuperação que não é o seu, isso significa que existe sim outra pessoa utilizando as suas informações para acessar os serviços disponíveis.
Ao comprovar a fraude, entre em contato com a Caixa Econômica Federal para informar sobre a situação. Esse processo pode ser realizado por canais digitais, mas também diretamente nas agências da sua região. Em todos os casos, é interessante levar documentos de identificação que comprovem os seus dados, como o comprovante de residência, certidão da nascimento, e carteira de identidade com foto.
No geral, o procedimento realizado pela Caixa é remover a conta fraudulenta e solicitar um novo cadastro por parte do cidadão atingido. Além disso, as informações do usuário que utilizou de forma indevida os seu CPF é encaminhado para uma delegacia especializada em crimes de falsidade ideológica e infrações cibernéticas.
Em última instância, o cidadão pode abrir um boletim de ocorrência diretamente com as autoridades e contratar um advogado para auxiliar no processo judicial. Ainda que seja um processo mais burocrático e lento, é uma forma de garantir os próprios direitos dentro da decisão da instituição financeira.
O recadastramento é realizado após a aprovação do código de segurança da Caixa Econômica Federal. Para criar a conta corretamente é necessário acessar o aplicativo, disponível para Android e iOS, e iniciar o cadastro por meio do CPF e outros dados solicitados, como nome completo, e-mail e senha forte, data de nascimento, nome da mãe e afins.
O que é o Caixa Tem?
O Caixa Tem é um aplicativo de serviços sociais e transações bancárias vinculado à Caixa Econômica Federal. Desse modo, funciona como a carteira digital dos clientes da instituição, por onde são realizadas as transferências de benefícios sociais, salários da Previdência Social, pagamentos dos trabalhadores do serviço público e demais atividades financeiras.
Por meio do Caixa Tem os cidadãos conseguem acessar os serviços da instituição financeira sem precisar sair de casa. Mais especificamente, a plataforma oferece a possibilidade de receber ou enviar dinheiro através de Pix, TED ou DOC, pagar boletos, fazer a recarga do celular, contratar empréstimos, negociar dívidas e até mesmo pagar na maquininha de cartão.
Os usuários também ganham acesso a um cartão de débito virtual para realizar compras pela internet. Com acessibilidade para Pessoas com Deficiência, o aplicativo tornou-se um dos principais produtos da Caixa desde o lançamento, em outubro de 2020.