O calendário de 2023 está repleto de feriados, com duas oportunidades de folga prolongada neste mês de abril. Inicialmente temos a Sexta-feira Santa (7), seguida pelo feriado de Tiradentes (21), que também cairá numa sexta-feira. Com a proximidade dessas datas, muitas pessoas têm dúvidas sobre o funcionamento dos bancos e outras instituições financeiras que utilizam em seu dia a dia. Assim, é importante ficar atento aos dias e horários de expediente para evitar possíveis transtornos.
Como fica o funcionamento dos bancos na Sexta-feira Santa?
Na Semana Santa, a celebração da Paixão de Cristo garantirá aos trabalhadores um dia de folga na próxima sexta-feira (07). Além de ser um dia sagrado para os cristãos, também é um feriado estabelecido por lei federal. Por isso, os bancos não funcionarão neste dia.
Inclusive, os serviços públicos podem fechar ou ter seus horários reduzidos. Entretanto, na quinta-feira santa, véspera do feriado, será um dia normal de trabalho, e o comércio funcionará de forma geral.
Conforme a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as agências bancárias estarão fechadas nesta sexta-feira, todavia, operações instantâneas, como o Pix, e os pagamentos com cartões de débito e crédito serão processados normalmente.
Em nota, a entidade anunciou que os clientes poderão ter acesso aos serviços por meio dos canais de autoatendimento, bem como dos canais digitais e remotos, como internet e mobile banking, inclusive aos finais de semana.
No entanto, tanto os pagamentos de boletos bancários quanto as transferências via TED só serão processados no dia útil subsequente. Além disso, as faturas de serviços públicos como água, energia e telefone, bem como os boletos com vencimento na Sexta-Feira Santa, poderão ser liquidados no próximo dia útil após o feriado, na segunda-feira, dia 10, sem cobrança de taxas.
A Febraban também mencionou que as datas desses pagamentos são normalmente ajustadas de acordo com os calendários de feriados nacionais, estaduais e municipais.
Quais são os próximos feriados de 2023?
Após os feriados de abril, teremos outra folga no Dia do Trabalho em 1º de maio, que será comemorado na segunda-feira. Finalizando o primeiro semestre, teremos o Dia de Corpus Christi em 8 de junho, que sempre ocorre às quintas-feiras. É importante lembrar que essa data é considerada ponto facultativo pelo governo federal.
No segundo semestre deste ano, os feriados incluem: Dia da Independência do Brasil, em 7 de setembro, Dia de Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro, no qual também é celebrado o Dia das Crianças) e o Dia de Finados (2 de novembro).
Posteriormente, teremos o feriado de 15 de novembro (Proclamação da República) será numa quarta-feira. Em seguida há o Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro, que não é um feriado nacional, mas é comemorado em muitas cidades. Essa data cairá na segunda-feira, proporcionando ao trabalhadores que residem onde o feriado é estabelecido por meio de decreto estadual ou municipal, um descanso de três dias consecutivos.
Por fim, a véspera e o dia de Natal (24 e 25) e de Ano Novo (31 e 1º de janeiro de 2024) também proporcionarão a oportunidade de uma pausa de três dias para aqueles que buscam um momento de descanso. As celebrações de fim de ano ocorrerão no domingo e na segunda-feira.