A população de mais de 1,4 mil cidades deve ficar atenta para as previsões de tempestades, chuvas intensas e ventos que devem atingir suas regiões entre hoje (31/03) e amanhã (01/04). Os alertas foram publicados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), e o grau de severidade para todos eles é de “Perigo”.
Nesse sentido, os estados que devem ficar em alerta para as passadas, ventos costeiros e temporais são o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Amazonas, Acre, Pará, Mato Grosso, Amapá, Maranhão e Tocantins. Confira mais informações abaixo.
Tempestade em 797 municípios
O primeiro alerta emitido pelo instituto, referente às tempestades, foi publicado às 00h01 de hoje (31/03), e é provável que os temporais só terminem às 23h59. De acordo com o instituto, a previsão possui índices pluviométricos entre 30 e 60 mm/h, ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos de velocidade entre 60 e 100 km/h e queda de granizo.
Junto disso, existem alguns riscos em potencial, como de cortes e energia elétrica, queda de árvores, alagamentos e estragos em plantações, especialmente nas áreas a seguir:
- Serrana;
- Oeste Catarinense;
- Sudoeste Rio-grandense;
- Vale do Itajaí;
- Noroeste Rio-grandense;
- Grande Florianópolis;
- Centro Ocidental Rio-grandense;
- Metropolitana de Porto Alegre;
- Sudeste Rio-grandense;
- Sudoeste Paranaense;
- Nordeste Rio-grandense;
- Sul Catarinense;
- Centro Oriental Rio-grandense;
- Norte Catarinense;
- Sudeste Paranaense;
- Oeste Paranaense;
- Centro-Sul Paranaense.
De modo que a população possa acompanhar as previsões, o instituto ainda disponibiliza uma lista completa dos municípios afetados pelas tempestades. Para conferi-la, basta acessar o site do Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos para o Sul da América do Sul (Alert-AS).
Tempestade em 301 cidades
O segundo alerta do dia, também para tempestades, foi publicado às 11h, e é provável que elas só terminem a partir de amanhã (01/04), às 1oh. Nesse caso, o aviso é para a região sudeste do país, e os mesmos índices são observados, com chuvas com volumes entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos de velocidade entre 60 e 100 km/h e queda de granizo.
Já os riscos informados na previsão acima devem ser do conhecimento da população das seguintes áreas do sudeste, também especificadas no site do Alert-AS:
- Campinas;
- Sul/Sudoeste de Minas;
- Zona da Mata;
- Sul Fluminense;
- Campo das Vertentes;
- Vale do Paraíba Paulista;
- Baixadas;
- Centro Fluminense;
- Macro Metropolitana Paulista;
- Metropolitana do Rio de Janeiro;
- Norte Fluminense;
- Metropolitana de São Paulo.
Chuvas intensas em 371 municípios
Um alerta para chuvas intensas foi emitido pelo instituto hoje (31/03), às 10h19, em referência às passadas que só devem terminar a partir de amanhã (01/04), às 10h. Assim como as tempestades, as chuvas possuem volumes entre 30 e 60 mm/h, ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos de velocidade entre 60 e 100 km/h.
Já os riscos em potencial para essa previsão são de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas, especialmente para as áreas a seguir:
- Nordeste Paraense;
- Sudeste Paraense;
- Oeste Maranhense;
- Vale do Acre;
- Marajó;
- Norte Maranhense;
- Baixo Amazonas;
- Norte Mato-grossense;
- Sudoeste Paraense;
- Leste Maranhense;
- Centro Amazonense;
- Sudoeste Amazonense;
- Metropolitana de Belém;
- Sul Amazonense;
- Ocidental do Tocantins;
- Centro Maranhense;
- Norte Amazonense;
- Vale do Juruá;
- Sul do Amapá.
Como de praxe, a lista completa está disponível para ser acessada por meio do site do Alert-AS.
Ventos costeiros em 24 cidades
Por fim, o último alerta do dia se refere aos ventos costeiros que atingem o litoral sul do país. Iniciados hoje (31/03), às 12h, é provável que só terminem a partir de amanhã (01/04), às 15h. De acordo com o Inmet, em casos de risco, é necessário procurar a Marinha do Brasil, ou contatar a Defesa Civil, no telefone 199.
Quanto as regiões afetadas, a população das seguintes partes do sul deve ficar atenta à previsão, lembrando que a lista de municípios na íntegra pode ser conferida no site do Alert-AS:
- Metropolitana de Porto Alegre;
- Sudeste Rio-grandense.