Valores a Receber: veja como consultar e sacar o dinheiro esquecido em bancos

O Sistema de Valores a Receber do Banco Central é um serviço útil que permite ao cliente do banco verificar se há saldo esquecido em sua conta e solicitar o saque da quantia desejada.

O Banco Central reabriu recentemente o “Sistema de Valores a Receber”, serviço que permite aos clientes do banco verificar se há saldos esquecidos em suas contas e solicitar o saque desses valores. Este sistema tem recebido uma resposta massiva dos clientes, com mais de 15 milhões de consultas feitas para verificar o dinheiro esquecido.

continua depois da publicidade

Dessas 15 milhões, cerca de 27%, ou 4 milhões delas, foram consideradas elegíveis para receber o montante. No entanto, apenas uma pequena porcentagem das contas, que é de cerca de 1,37%, possui saldo acima de R$ 1.000,01 disponível para saque.

O dinheiro esquecido em poder do Banco Central tem origem em diversas fontes, como contas-correntes ou poupanças encerradas com saldo disponível, taxas e parcelas cobradas indevidamente e obrigações relacionadas a operações de crédito anteriores, entre outras.

Como consultar os valores a receber?

Leia também

Para consultar os valores disponíveis, os clientes precisam acessar o site do Banco Central e entrar no “Sistema de Valores a Receber” (SVR) por meio de uma conta Gov.br com selo prata ou ouro.

continua depois da publicidade

Os clientes deverão informar o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física) para verificar se possuem valores a serem recebidos e sacados. Uma vez feito o pedido, os clientes podem esperar que o valor reembolsado seja transferido para as suas contas bancárias no prazo de 12 dias úteis.

Como sacar o dinheiro esquecido nos bancos?

Para sacar seu dinheiro, você precisa primeiro acessar o site do Banco Central na data do saque e durante o período especificado na consulta inicial. Uma vez no site, você deve criar ou fazer login com uma conta Gov.br. Depois de concluir esta etapa, você precisará ler e aceitar o aviso de isenção de responsabilidade.

continua depois da publicidade

Em seguida, você deve verificar informações como o valor, a instituição que deve devolver o valor e sua origem. Se você possui uma conta Pix, selecione a opção "Solicitar por aqui" e forneça os dados solicitados. No entanto, observe que mesmo que você selecione esta opção, o valor só será depositado em sua conta em 12 dias úteis.

Caso você não possua uma conta Pix, deverá selecionar a opção "Solicitar via instituição". Nesse caso, você precisará entrar em contato com seu banco por telefone ou e-mail para combinar o saque.

Banco Central alerta sobre golpes

Por fim, o Banco Central alerta a população de que nunca entra em contato direto com os clientes para tratar de valores a receber ou confirmar dados pessoais, bem como não autoriza ninguém a entrar em contato em nome da instituição ou do Sistema de Valores a Receber. Portanto, é fundamental que você evite clicar em links suspeitos enviados para seu endereço de e-mail, ou por SMS, WhatsApp ou Telegram.

continua depois da publicidade

Da mesma forma, você nunca deve fazer nenhum tipo de pagamento para acessar os fundos. Seguindo essas precauções, você poderá se proteger de possíveis golpes direcionados a indivíduos que aguardam esses tipos de pagamentos.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade