NASA: asteroide deve passar próximo da Terra em abril

Embora asteroides próximos sejam comuns, pelo menos quatro passarão muito perto do nosso planeta em 2023, de acordo com dados do NASA's Near-Earth Object (NEO).

Até o momento, os cientistas conseguiram identificar mais de 30.000 asteróides próximos da Terra; alguns deles são potencialmente perigosos para o nosso planeta, pois passarão muito perto de sua órbita, especificamente, dentro de 0,05 unidades astronômicas (cerca de 7,40 milhões de quilômetros) e medirão mais de 140 metros de diâmetro. Em abril, mais um desses corpos celestes se aproximará perigosamente da Terra, de acordo com o NASA’s Near-Earth Object (NEO).

Qual asteroide passará perto da Terra neste mês?

continua depois da publicidade

O banco de dados NEO da NASA indica que o asteroide potencialmente perigoso 436774 (2012 KY3), medindo entre 539 e 1.199 metros de largura, passará pelo planeta em 13 de abril, chegando a 4,66 milhões de quilômetros. Este corpo é tão longo quanto o Navy Pier (um cais de 1.010 m de comprimento que fica na costa de Chicago). Felizmente, os cientistas descartaram a possibilidade de colisão com a Terra.

Leia também

Além disso, astrônomos da Rede Internacional de Alerta de Asteroides consideram uma boa prática, monitorar essas rochas espaciais, para a defesa planetária, caso um asteroide perigoso esteja vindo em nossa direção.

Estratégia de defesa planetária

A NASA e outras agências espaciais coordenadas estudam simultaneamente todos os objetos espaciais que podem representar uma ameaça à Terra. A missão de teste mais famosa é a DART, quando a NASA impactou o asteroide Dimorphos e mudou sua direção. Inclusive, vários equipamentos, como sondas no espaço e em solo, registraram o impacto.

continua depois da publicidade

Recentemente, o Observatório Europeu do Sul (ESO), uma organização intergovernamental de pesquisa em astronomia financiada por dezesseis países, divulgou os primeiros resultados dos registros de sua rede de telescópios (veja o vídeo aqui).

No entanto, sempre existe o perigo de os sistemas de medição ou astrônomos não detectarem ameaças a tempo. Em janeiro passado, o asteroide 2023 BU, do tamanho de um caminhão, passou a apenas 3.600 quilômetros da Terra. Isso havia sido descoberto apenas uma semana antes por um astrônomo amador.

Quais os asteroides que se aproximarão da Terra em 2023?

Asteroide 349507 (2008 QY): outubro

Dados do NEO da NASA indicam que o asteroide potencialmente perigoso 349507 (2008 QY) chegará muito perto da Terra no segundo semestre deste ano. A rocha espacial mede entre 519 e 1.199 metros de diâmetro, o que significa que também é semelhante em tamanho a 436774 (2012 KY3) em seu limite superior. Ele fará sua maior aproximação ao planeta em 3 de outubro, chegando a 6,2 milhões de quilômetros do nosso planeta.

continua depois da publicidade

Asteroide 363505 (2003 UC20): o maior que se aproximará da Terra em novembro de 2023

Este asteroide potencialmente perigoso é o maior que se aproximará da Terra em 2023. O NEO da NASA indica que ele mede cerca de 1,9 quilômetros, o que o torna duas vezes maior que o Burj Khalifa em Dubai, o edifício mais alto do mundo. Assim, acredita-se que ele se aproximará de 5,1 milhões de quilômetros de nosso planeta em 2 de novembro.

Asteroide 139622 (2001 QQ142): dezembro

Estima-se que este asteróide meça entre 529 e 1.199 metros, o que significa que é aproximadamente do mesmo tamanho que o Navy Pier de Chicago e duas vezes e meia mais alto que a Willis Tower (um arranha-céu já considerado o mais alto da América do Norte). O corpo potencialmente perigoso passará pela Terra em 6 de dezembro, a cerca de 5,4 milhões de quilômetros do nosso planeta.

continua depois da publicidade
Leia também

Concursos em sua
cidade