A população de cerca de 2,3 mil cidades deve ficar atenta aos alertas para tempestade e chuvas intensas mais recentes publicados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Com base nos avisos, os temporais possuem grau de severidade marcado como “Perigo”, e afetam regiões do país que já sofrem com a ação das previsões há algumas semanas, como é o caso do nordeste, norte e centro-oeste, agora acompanhados do sul e sudeste.
Quanto aos estados que devem ser atingidos, as chuvas e as tempestades incidem no Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Mato Grosso, Pará, Amazonas, Rondônia, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Confira mais informações abaixo.
Tempestade em 1.665 municípios
O primeiro alerta do dia, referente às tempestades, foi emitido às 9h43, e deve atingir cerca de 1.665 municípios das regiões sul, sudeste e centro-oeste até as 10h de amanhã (30/03). De acordo com o instituto, o temporal vem acompanhado de chuvas com volumes entre 30 e 60 mm/h, ou 50 e 100 mm/dia, bem como ventos intensos de velocidade entre 60 e 100 km/h.
A população também deve tomar cuidado com os riscos potenciais anunciados, que consistem em cortes de energia elétrica, queda de árvores, alagamentos e estragos em plantações, principalmente nas áreas a seguir:
- Norte Pioneiro Paranaense;
- Serrana;
- Oeste Catarinense;
- Presidente Prudente;
- São José do Rio Preto;
- Metropolitana de Curitiba;
- Vale do Itajaí;
- Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba;
- Campinas;
- Noroeste Rio-grandense;
- Bauru;
- Piracicaba;
- Grande Florianópolis;
- Itapetininga;
- Sul/Sudoeste de Minas;
- Centro Ocidental Paranaense;
- Ribeirão Preto;
- Araçatuba;
- Sudeste Mato-grossense;
- Metropolitana de Porto Alegre;
- Noroeste Paranaense;
- Marília;
- Norte Central Paranaense;
- Sudoeste de Mato Grosso do Sul;
- Araraquara;
- Sudoeste Paranaense;
- Oeste Paranaense;
- Leste de Mato Grosso do Sul;
- Nordeste Rio-grandense;
- Sudeste Paranaense;
- Sul Goiano;
- Macro Metropolitana Paulista;
- Noroeste Goiano;
- Nordeste Mato-grossense;
- Centro Oriental Paranaense;
- Norte Catarinense;
- Sul Catarinense;
- Assis;
- Litoral Sul Paulista;
- Centro-Sul Paranaense;
- Vale do Paraíba Paulista;
- Centro Oriental Rio-grandense.
Junto disso, o instituto também disponibiliza uma lista completa dos municípios afetados pelas chuvas, de modo que a população possa acompanhar as previsões com frequência. É possível conferi-los na íntegra no site do Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos para o Sul da América do Sul (Alert-AS).
Chuvas intensas em 171 cidades
Já o segundo alerta emitido nessa manhã se refere às chuvas intensas nas regiões norte e centro-oeste do país, áreas de grande incidência nas últimas semanas. Iniciadas às 09h55, é provável que as passadas só terminem a partir de amanhã (30/03), às 10h.
Quanto ao índice pluviométrico, as chuvas também possuem os mesmos volumes entre 30 e 60 mm/h, ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos entre 60 e 100 km/h. Existem riscos de cortes de energia elétrica, descargas elétricas, queda de galhos de árvores e alagamentos nas áreas a seguir:
- Nordeste Mato-grossense;
- Norte Mato-grossense;
- Leste Rondoniense;
- Sudoeste Paraense;
- Centro-Sul Mato-grossense;
- Sul Amazonense;
- Sudoeste Mato-grossense;
- Noroeste Goiano;
- Centro Amazonense;
- Madeira-Guaporé;
- Baixo Amazonas;
- Sudeste Paraense.
A lista completa de municípios atingidos pode ser conferida por meio do site do Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos para o Sul da América do Sul (Alert-AS).
Chuvas intensas em 492 municípios
Por fim, o último alerta emitido nessa manhã também se refere às chuvas intensas, mas que atingem a região nordeste. As passadas se iniciaram pouco depois, às 9h57, e só devem terminar a partir de amanhã (30/03), às 10h. Quanto aos volumes observados, estimam-se chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, e ventos intensos com velocidade entre 60 e 100 km/h.
Por sua vez, os mesmos riscos de alagamentos, descargas elétricas, corte de energia elétrica e queda de galhos de árvores são observados nas áreas a seguir, especificadas no site do Alert-AS:
- Sul Cearense;
- Noroeste Cearense;
- Sertões Cearenses;
- Leste Maranhense;
- Centro-Norte Piauiense;
- Oeste Potiguar;
- Sudeste Piauiense;
- Norte Maranhense;
- Oeste Maranhense;
- Norte Cearense;
- Centro-Sul Cearense;
- Sertão Pernambucano;
- Nordeste Paraense;
- Centro Maranhense;
- Norte Piauiense;
- Sertão Paraibano;
- Jaguaribe;
- Sudeste Paraense.