Um novo alerta de chuvas intensas foi publicado recentemente pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), dessa vez referente às passadas que afetam cerca de 616 municípios. O grau de severidade da previsão é de “Perigo”, e é essencial que a população das áreas que devem receber a ação das chuvas preste atenção nos comunicados, de modo que possam se prevenir.
Nesse sentido, as regiões que devem ser afetadas são de áreas do nordeste, centro-oeste e norte, em estados como Acre, Rondônia, Amazonas, Pará, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Maranhão. Confira mais informações sobre a previsão abaixo.
Chuvas intensas em 616 municípios
O alerta para as chuvas intensas foi publicado às 10h20 de hoje (24/03), e é provável que as passadas só terminem a partir de amanhã (25/03), às 11h. A previsão atinge regiões de grande incidência de chuvas nas últimas semanas, principalmente o norte, e possui índices similares com os anunciados recentemente.
De acordo com o instituto, as chuvas possuem índices pluviométricos estimados entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos de velocidade entre 60 e 100 km/h. Além disso, é essencial tomar cuidado com alguns dos riscos em potencial, que incluem corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Quanto as áreas que devem ser afetadas, as passadas devem incidir em locais como os seguintes, informados pelo Inmet:
- Nordeste Paraense;
- Sudeste Paraense;
- Oeste Maranhense;
- Vale do Acre;
- Leste Maranhense;
- Marajó;
- Ocidental do Tocantins;
- Norte Maranhense;
- Baixo Amazonas;
- Norte Mato-grossense;
- Leste Rondoniense;
- Sudoeste Paraense;
- Centro-Sul Mato-grossense;
- Centro Amazonense;
- Norte do Amapá;
- Sudoeste Amazonense;
- Metropolitana de Belém;
- Sul Amazonense;
- Pantanais Sul Mato-grossense;
- Centro Maranhense;
- Sudoeste Mato-grossense;
- Sul Maranhense;
- Norte Amazonense;
- Oriental do Tocantins;
- Sudoeste de Mato Grosso do Sul;
- Madeira-Guaporé;
- Vale do Juruá;
- Sul do Amapá;
- Sul de Roraima;
Além das áreas informadas acima, de modo que a população possa acompanhar as previsões com frequência, o instituto ainda disponibiliza uma lista completa de municípios afetados pelas chuvas, que pode ser conferida através do site do Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos para o Sul da América do Sul (Alert-AS).
O que fazer em situações de risco?
As chuvas intensas seguem sem dar trégua em várias partes do país desde o início do ano. Regiões que recebem as passadas com maior frequência, como o norte e o centro-oeste, devem tomar alguns cuidados para evitar acidentes, e visando auxiliar os cidadãos nesse período, o Inmet liberou algumas instruções para lidar com os altos volumes de chuva.
Quando houverem rajadas de vento, por exemplo, não se deve se abrigar debaixo de árvores, pois há alto risco de queda e descargas elétricas. Pelo mesmo motivo, não se deve estacionar os veículos perto de torres de transmissão ou placas de propaganda.
Sempre que possível, é recomendado desligar os aparelhos elétricos ou até mesmo o quadro geral de energia, evitando prejuízos caso haja instabilidade na rede de energia.
Seja como for, em caso de emergências ou para obter mais informações, basta telefonar para a Defesa Civil, no número 199, ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. Vale lembrar que o instituto libera alertas de chuva diariamente, e para acompanhá-los, basta acessar seu site.