Na última quinta-feira (16), a Microsoft fez um anúncio sobre a integração da IA de última geração com suas ferramentas de produtividade. Atualmente em teste com clientes comerciais selecionados, o novo recurso combina o poder de modelos de linguagem grandes (LLMs) com dados de negócios e os aplicativos do Microsoft 365 para aumentar a criatividade e aprimorar habilidades. Veja como essa inteligência artificial, chamada de Microsoft 365 Copilot, funciona e como promete deixar a sua rotina laboral mais produtiva.
O que é o Microsoft 365 Copilot?
O Copilot é um serviço baseado em IA projetado para ajudar as empresas a gerenciar seus ambientes de trabalho com mais eficiência. O serviço faz parte da plataforma Microsoft 365 e usa modelos de linguagem grandes (LLMs) para entender a linguagem natural e gerar texto de alta qualidade com base em sua entrada.
Os LLMs são treinados em bilhões de palavras de várias fontes e domínios, como livros, artigos de notícias, postagens de mídia social etc., e podem aprender com qualquer tipo de dados de texto.
Mas o que torna o Microsoft Copilot único é que ele também usa seus dados no Microsoft Graph e no seu Microsoft 365, que é uma rede de informações que conecta seu calendário, e-mails, bate-papos, documentos, reuniões e muito mais. Isso significa que o Copilot pode adaptar suas sugestões ao seu contexto, preferências e objetivos.
Como usar a nova inteligência artificial da Microsoft?
O Microsoft 365 Copilot está integrado aos aplicativos do Microsoft 365 que as pessoas usam todos os dias, como Word, Excel, PowerPoint, Outlook, Teams e muito mais.
Ele oferece vários recursos, como escrever, editar, resumir e criar documentos, transformar ideias em apresentações projetadas, descobrir insights e criar visualizações de dados, gerenciar a caixa de entrada, tornar as reuniões mais produtivas e acelerar e simplificar o desenvolvimento com ferramentas de baixo código.
Atualmente, o Microsoft 365 Copilot está sendo testado por 20 parceiros. Ele estará disponível de forma mais ampla nos próximos meses, segundo a Microsoft. No entanto, a empresa não mencionou quando os assinantes individuais do Office 365 poderiam usar os recursos.
A empresa “compartilhará mais sobre preços e licenciamento em breve”, sugerindo que o recurso pode ser um complemento pago, além do custo de uma assinatura do Microsoft 365.
Microsoft Copilot e o ChatGPT-4
O Copilot, alimentado por GPT-4 da OpenAI, ficará ao lado dos aplicativos do Microsoft 365 como um assistente, aparecendo na barra lateral como um chatbot que permite aos usuários do Office utilizá-lo em suas tarefas.
O GPT-4 é considerado um modelo de linguagem mais confiável e criativo, capaz de lidar com instruções com mais nuances do que seu predecessor, o GPT-3.5. Ele pode até responder a imagens, como sugerir receitas a partir de fotos de ingredientes ou escrever legendas e descrições, e pode processar até 25.000 palavras, cerca de oito vezes mais que o ChatGPT.
Para garantir segurança, conformidade e privacidade, o Copilot foi desenvolvido com base na abordagem abrangente da Microsoft e herda as políticas e os processos da empresa. O modelo de permissão em vigor evita o vazamento de dados entre grupos de usuários, apresentando apenas os dados que um usuário pode acessar.